Professora da Univates participa de evento sobre direitos humanos na Espanha

Postado as 18/12/2018 13:17:42

Por Natália Bottoni

Divulgação

De 10 a 13 de dezembro, a professora do curso de Direito da Univates Luciana Turatti participou do X Encuentro Hispano Brasileño de Filosofía del Derecho y Derechos Humanos, que ocorreu na Universidade de Sevilha (US), na Espanha. O evento reúne pesquisadores de todas as regiões do Brasil e da Espanha que discutem sobre os direitos humanos nos contextos nacional e internacional. Luciana também atua na Instituição como docente dos Programas de Pós-Graduação da Univates em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) e em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD).

No dia 30 de novembro, a pesquisadora embarcou para a Europa para realizar seu pós-doutorado na US na área do Direito. Ela permanece no país até o dia 28 de fevereiro de 2019 para desenvolver pesquisas que darão continuidade à sua tese de doutorado, relacionada à governança hídrica. No evento, participou como coordenadora de mesa e proferiu a conferência “A Constituição Brasileira de 1988: rumo a uma interpretação biocêntrica”. O encontro se relacionou com sua pesquisa de pós-doutorado no sentido de que a discussão em torno dos direitos humanos também envolve a temática do acesso à água potável, que é um direito fundamental de todos. Seu orientador, o professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da US Álvaro Sanchez Bravo, é autor de várias obras relacionadas ao direito ambiental e aos recursos hídricos e o coordenador do evento.

No encontro, professores e pesquisadores apresentaram resultados de pesquisas teóricas e empíricas voltadas à implementação e efetivação dos direitos humanos. Neste ano, as temáticas abordaram principalmente os 30 anos da Constituição Brasileira, os 40 anos da Constituição Espanhola e os 500 anos da US.