Univates é uma das melhores universidades do RS

Postado as 18/12/2018 18:48:26

Por Elise Bozzetto

Elise Bozzetto

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta semana dados da avaliação do ensino superior de 2017. A Univates novamente ficou entre as dez melhores do Rio Grande do Sul. Entre as particulares, a Universidade do Vale do Taquari é a segunda melhor universidade gaúcha no conceito graduação e a quarta melhor no Índice Geral de Cursos Avaliados (IGC). A Instituição figura ainda entre as cinco melhores universidades privadas do Brasil no conceito de graduação. Os mestrados também tiveram destaque na avaliação do Ministério: a Univates ficou entre as quatro melhores no conceito de Mestrado no Estado.

O IGC manteve a nota 4, considerada excelente pelo MEC (numa escala de 1 a 5). Apenas 20% das instituições do País alcançam este índice de excelência (notas 4 e 5), ficando a maioria (50%) com conceito satisfatório (nota 3).

Para o reitor, Ney José Lazzari, os resultados são reflexo da dedicação de toda a comunidade acadêmica. “Este resultado coroa as comemorações dos 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari. A comunidade acadêmica e toda a região podem se orgulhar de tudo o que foi construído, a tantas mãos, nesses anos. A dedicação de nossos alunos, professores, técnico-administrativos, bolsistas e de toda uma região que acredita e investe na Univates só poderia render bons frutos e fortalecer nossa comunidade. Estamos muito felizes”, enfatiza Lazzari.

Cursos avaliados neste ciclo

Elise Bozzetto

A Universidade obteve um excelente resultado, com 85% dos cursos avaliados com notas 4 e 5, consideradas excelentes pelo MEC. Os cursos de Engenharia de Software e Letras Português/Espanhol são os melhores do Brasil. O curso de História é avaliado como o melhor de todo o RS. Entre as privadas, ele também é o segundo melhor do Brasil.

Os cursos de Pedagogia e Sistemas de Informação são considerados os melhores do Sul do Brasil. Destaque também para Engenharia da Produção, rankeado como o segundo melhor do Estado e sexto melhor do Brasil.

Engenharia da Computação e Redes de Computadores foram avaliados entre os três melhores do RS. Entre as particulares, Engenharia da Computação é o segundo melhor avaliado de todo o Brasil. Educação Física Licenciatura, que alcançou a nota 5 do Enade este ano, é o terceiro melhor curso do RS e o quarto melhor no País entre as particulares.

Outros cursos avaliados neste ciclo foram Ciências Biológicas Licenciatura e Engenharia Civil (ambos entre os três melhores do RS entre as particulares), Engenharia Mecânica (quarto melhor do RS entre a universidades privadas), Arquitetura e Urbanismo (quinto melhor curso do RS) e Engenharia Ambiental (sexto melhor do Brasil entre as particulares).

Confira os conceitos:

Conceito CPC