Centro Clínico Univates inaugura UBS Universidade

Postado as 19/12/2018 11:22:23

Por Nicole Morás

O ano de 2019 deve iniciar com novidades na área da saúde em Lajeado. A partir do dia 2 de janeiro começam as atividades da Unidade Básica de Saúde (UBS) Universidade, serviço vinculado ao Centro Clínico Univates, que inicialmente estará localizada no Ambulatório de Especialidades Médicas (rua Alberto Müller, Prédio 22), até que um espaço físico seja preparado exclusivamente para a UBS.

Elise Bozzetto

A nova UBS irá atender não apenas os moradores do bairro Universitário, mas também de outras localidades do município. De acordo com o coordenador técnico do Centro Clínico Univates, Carlos Dornelles, a UBS Universidade terá capacidade aproximada de até mil atendimentos mensais com foco em consultas de baixa complexidade e eletivas. A unidade atenderá somente pacientes eletivos e todos deverão ser obrigatoriamente encaminhados pela UBS do bairro de origem do usuário, a qual fará o agendamento da consulta na UBS Universidade. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) permanece como a referência para urgências e emergências.

Os atendimentos serão realizados por estudantes de Medicina durante o internato médico (fase final da formação médica), acompanhados e supervisionados por professores com formação em Medicina de Família e Comunidade vinculados ao Centro de Ciências Médicas da Univates.

professor e coordenador da UBS Universidade, mestre Juliano Moreira

O secretário de Saúde de Lajeado, Tovar Musskopf, afirma que os postos de saúde que têm alguma demanda reprimida terão a oportunidade de agendar usuários que possam se deslocar até a Univates para que seja possível reduzir o número de filas nas unidades de saúde.

O horário de atendimento será das 13h às 17h e das 18h às 22h. “O horário estendido da UBS abre a oportunidade para as pessoas serem atendidas após seu horário de trabalho”, percebe o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo.