Núcleo de Apoio Pedagógico completa 15 anos

Postado as 19/12/2018 11:50:25

Por Ana Amélia Ritt

O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) tem por objetivo qualificar a prática pedagógica dos professores que atuam na Univates. O espaço também oferece apoio a estudantes com monitorias e atendimento psicopedagógico. Nesses 15 anos, comemorados em dezembro, o NAP já contou com cerca de oito mil participações de professores, que refletiram sobre a prática docente a partir de 35 palestras, 190 fóruns e 340 oficinas. Além disso, mais de dois mil alunos participaram do atendimento psicopedagógico gratuito.

Nicole Morás

A professora Fernanda Rocha da Trindade, dos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, tem participado, ao longo dos últimos anos, das atividades do programa de qualificação docente. Apesar de ter titulação de mestre, conta que não tem licenciatura e que por isso vê o NAP como um apoio frente às dúvidas e angústias sobre a sala de aula. “Procuro aplicar os ensinamentos alterando as metodologias de ensino e avaliações, buscando aprimorar a coerência das aulas e o melhor entendimento pelos estudantes”, afirma ao destacar que neste semestre está participando dos fóruns “A Extensão na Formação Acadêmica” e “Ensino e Aprendizagem em Educação a Distância”, que despertaram interesse por participar de dois projetos de extensão da Instituição e, por ter interesse na modalidade EAD, em querer aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento dos cursos.

Além de criar espaços para o estudo da prática em sala de aula, o NAP contribui para a maior integração entre os professores, favorecendo o trabalho inovador, cooperativo, o diálogo interdisciplinar e a socialização de experiências educativas. Isso colabora no desenvolvimento de metodologias e de materiais pedagógicos adequados à utilização de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nos processos de ensino e de aprendizagem, por exemplo.

Nicole Morás

O NAP também presta assessoria aos cursos na revisão e atualização dos Projetos Pedagógicos de Cursos e no apoio aos estudantes, oferecendo atendimento psicopedagógico, monitorias pelo Laboratório Univates de Aprendizagem (Uniapren) e adaptação de materiais para alunos com deficiência.

Ana Amélia Ritt

Eluize Santin de Oliveira se formou em Psicologia na metade deste ano (2018A) e desde 2016 participa de monitorias de Língua Portuguesa oferecidas pelo Uniapren. “Se não fossem os ensinamentos da monitoria, não teria me formado. Todos os monitores são sensacionais, muito atenciosos. Não há vergonha nenhuma em participar dos acompanhamentos do Uniapren, vergonha é não pedir ajuda”, salienta Eluize. Para ela, o serviço contribuiu de tal forma que gostaria de continuar participando mesmo após formada. “Sempre pude tirar minhas dúvidas de escrita de texto e pontuação. Hoje consigo aproveitar as dicas enquanto estudo para concursos. Como os monitores são alunos, eles têm uma linguagem simples, o que ajuda muito”, afirma, contando que ainda participa de algumas oficinas para aprimorar os conhecimentos.

Mais informações podem ser conferidas pelo e-mail nap@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5009.