Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates recebe cinco cotas de bolsa do Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação

Postado as 26/12/2018 15:33:22

Por Nicole Morás

A Universidade do Vale do Taquari - Univates foi uma das instituições contempladas com bolsas do Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo principal do programa é fortalecer as áreas estratégicas prioritárias da Universidade, de seus programas de pós-graduação e dos projetos de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) realizados no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), na interação Universidade-Empresa.

De acordo com a diretora de Inovação e Sustentabilidade, Simone Stülp, as bolsas irão fomentar a criação de um sólido ecossistema de inovação. “Como resultados esperados, pretende-se obter o incremento e aprimoramento das linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação, em termos de foco para a inovação, fortalecendo a interação entre Universidade e empresas”, explica.

Tuane Eggers

Na Univates, serão cinco bolsas de doutorado com duração de 48 meses cada uma, ligadas aos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e em Biotecnologia (PPGBiotec). As empresas parceiras do projeto são Launer Química Indústria e Comércio Ltda. e Naturovos, do grupo Solar Comércio e Agroindústria, ambas vinculadas ao Tecnovates. O recurso total dos projetos relacionados ao Programa DAI será de R$ 622.560,00.

As bolsas estarão vinculadas a projetos de tese nas áreas de biotecnologia, ciências ambientais e ciência dos alimentos. Considerando que a Univates está em uma região conhecida como Vale dos Alimentos, projetos nessas áreas são importantes para a criação de produtos inovadores buscando o fortalecimento e a interação entre empresa e Universidade.

Saiba mais

O Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI) do CNPq foi lançado neste ano, após a realização de um projeto piloto na Universidade Federal do ABC (UFABC). Ao todo, serão concedidas 200 bolsas a 38 instituições de ensino brasileiras.