Projeto Férias na Universidade iniciou nesta segunda-feira na Univates

Postado as 07/01/2019 13:35:08

Por Natália Bottoni

Natália Bottoni

As estudantes Valentina Leonhardt e Clara Iannah Jung Sartori, de 9 e 10 anos, respectivamente, estão na 5ª série do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) e adoram desafios. Por conta disso, esta segunda-feira, dia 7, foi muito esperada por elas: iniciou-se o Férias na Universidade, projeto promovido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. A iniciativa busca promover diferentes atividades na Instituição. São trabalhados temas como empreendedorismo, inovação tecnológica, artes, saúde, sustentabilidade, esportes e lazer.

No início da manhã, Valentina e Clara, com seus colegas, participaram de um tour com passagem pelo laguinho da Universidade. Após um lanche na Instituição para recarregar as energias, estiveram em uma atividade na TV Univates. “Aprendemos sobre regras do jornalismo e recebemos a tarefa de desenvolver uma notícia para a TV”, conta Clara. A dupla se inspirou em um filme e resolveu contá-lo por meio de um relato jornalístico.

Para a tarde, as expectativas são grandes. O roteiro inclui Arte no Interarte, no Laboratório Interdisciplinar e Multidisciplinar (Labim) da Univates. As atividades para crianças de 9 a 14 anos seguem até sábado, dia 12. Nesses dias, ocorrem algumas ações de destaque. Na terça-feira, dia 8, terão atividades no Complexo Esportivo e nas piscinas da Instituição; nesse dia, os jovens também vão visitar o Planetário da Univates. Já na quinta-feira, terá um tour pelo Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), entre outras ações no restante dos dias.

Programação em janeiro e fevereiro

Natália Bottoni

A programação não pára por aí: de 28 de janeiro a 1º de fevereiro, uma turma de alunos de escolas municipais de Lajeado, dos anos finais do Ensino Fundamental, participa do projeto, em parceria com a Prefeitura Municipal. Já na primeira semana de fevereiro, crianças de 6 a 9 anos participarão de atividades na Univates. As inscrições para os dois últimos grupos já está finalizada.

Na programação está incluída visita às salas temáticas e laboratórios da Instituição, como a TV Univates, o Museu de Ciências, a Biblioteca e o Teatro. Também farão parte da semana oficinas e experimentações, jogos no Complexo Esportivo, aula de gastronomia, educação empreendedora e uma visita técnica a uma empresa da região. “Essa é uma forma de oferecermos aos jovens a vivência na Universidade. Muitos ainda não tiveram a oportunidade de conhecer a Instituição, e com esse projeto podem experimentar os espaços acadêmicos”, explica a coordenadora da atividade, Viviane Theves Eckhardt.