Museu de Ciências da Univates apresenta exposição sobre Panc

Postado as 10/01/2019 08:13:51

Por Natália Bottoni

Natália Bottoni

A partir do dia 16 de janeiro, o Museu de Ciências (MCN) da Univates passa a contar com a exposição “Panc: um tesouro alimentar”. O objetivo é divulgar a diversidade de espécies de plantas alimentícias não convencionais (Panc) que muitas vezes são vistas como “daninhas” ou “mato”, mas que podem ser utilizadas como alimento com alto valor nutricional. A mostra pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, até o dia 22 de março, na sala 100 do Prédio 8 da Instituição.

No mesmo dia da inauguração da exposição, ocorre o minicurso "Riqueza alimentar: do mato ao prato", das 16h às 17h30min, na sala 212 do Prédio 12. A atividade, realizada em parceria com o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Vale do Taquari, complementa as informações constantes no material exposto e ensina o preparo de pratos com utilização de algumas espécies de Panc. A inscrição pode ser realizada neste link.

Ana Amélia Ritt

A coordenadora do MCN, Miriam Helena Kronhardt, esclarece que as Panc são pouco usuais, e normalmente não são encontradas em mercados convencionais, apesar de crescerem espontaneamente em qualquer ambiente. “A exposição é um espaço para que os visitantes repensem os seus hábitos e passem a introduzir essas plantas na sua alimentação”, explica. O material contará com ilustrações, poemas e amostras dessas plantas.

Escolas e demais grupos interessados em trazer turmas para visitar a exposição podem fazer o agendamento gratuitamente pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505. A comunidade pode realizar a visita sem agendamento prévio.