Diplomado de Educação Física estuda os efeitos do projeto “E Seu Sorrir?” em pacientes hospitalizados

Postado as 10/01/2019 11:43:36

Por Leonardo Seibel

O nariz de palhaço, um sorriso no rosto e a certeza de que fez a diferença na vida de muitas pessoas. Esses foram alguns dos motivos que levaram Roger Rieger, diplomado do curso de Educação Física - Bacharelado, da Univates, a fazer seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) baseado nas experiências que teve enquanto participou do projeto “E Seu Sorrir?”.

Lucas George Wendt

O trabalho, intitulado “Os efeitos da atuação Clown em pacientes hospitalizados”, buscou entender o efeito que os “palhaços” do projeto causavam em pacientes do Setor H7 do Hospital Bruno Born, de Lajeado, que atende via Sistema Único de Saúde, em crianças e adultos. “Com o estudo quis, de alguma forma, divulgar ainda mais o projeto ‘E Seu Sorrir!?’ e apresentar seus benefícios não somente por meio dos nossos relatos, mas por meio de um estudo que comprovasse tudo isso”, explica Roger.

O educador físico, acompanhado pelos clowns, realizou duas visitas semanais, durante dois meses, à casa de saúde, nas quais fez observações, anotações, gravações e aplicação de questionários, que avaliou o estado de humor dos pacientes antes e após as visitas, e a diferença entre dias que recebem e não recebem visita dos clowns.

Divulgação

Segundo Roger, em diversos casos, as visitas e a animação dos palhaços causam diminuição da dor e de alguns sentimentos desagradáveis, desencadeados em ambientes hospitalares, como o estresse, a tristeza e até mesmo o medo, e auxiliam na motivação e na aceitação do tratamento pelos pacientes. Participaram do estudo 95 pacientes e 144 acompanhantes, sendo realizados 127 atendimentos. Dentre os participantes, 76 nunca haviam recebido a visita dos clowns ou nem sabiam da realização do trabalho no HBB.

Durante minha pesquisa, pude perceber que muitos pacientes e acompanhantes interagiam, ou ao menos sorriam, com nossas brincadeiras
Roger Rieger

Opção para o Vestibular

O Vestibular Univates está com as inscrições abertas, e o curso de Educação Física  é uma das opções. As inscrições podem ser realizadas no site www.univates.br/vestibular.

Ao todo, são 36 cursos de graduação presenciais e 16 a distância disponibilizados pela Universidade. É possível ingressar com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou o aproveitamento do resultado de um Vestibular da Univates anterior. Além disso, estudantes de outras instituições que desejam ingressar na Univates podem fazê-lo sem a necessidade de comparecer presencialmente na Universidade.

Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso aos cursos - presenciais ou EAD - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. O vestibulando pode escolher entre as datas e os horários disponíveis na cidade em que pretende realizar a prova.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.