Avó de dois netos comemora formatura em Psicologia pela Univates

Postado as 16/01/2019 10:40:16

Por Natália Bottoni

Divulgação

A vida escolar da dona de casa Eneida Wagner iniciou quando ela tinha cerca de cinco anos de idade. Cinquenta e dois anos depois, afirma que o estudo continuará fazendo parte da sua vida, pois ele já foi motivo de muitas comemorações. Para completar esta trajetória, no último dia 12, ela se formou em Psicologia pela Univates.

Tudo começou em 1967, quando Eneida passou a frequentar o jardim de infância. Após a pré-escola, iniciou a primeira série em uma escola de Lajeado, na qual permaneceu até concluir o Ensino Médio. No vestibular, optou pelo curso de Administração. Durante a faculdade, conheceu o seu marido. Em quatro anos se formou e após casou-se. “Tivemos três filhos. Para me dedicar à família, não exerci a profissão”, conta.

Com os filhos adultos, vieram os netos. Para Eneida, voltou a antiga vontade de estudar. “Escolhi Psicologia pela vocação. Gosto de ajudar as pessoas nos seus sofrimentos e dificuldades”, afirma.

Idade não é impedimento

Divulgação

“É saudável estar com a mente ativa na minha idade. Obtenho novos conhecimentos e experiências para a vida e para o exercício da minha profissão”, afirma Eneida. Com 57 anos, ela iniciou uma pós-graduação com foco em aconselhamento pastoral familiar, relacionada à sua área, sendo a maioria dos professores psicólogos.

“Acredito que pessoas da minha idade podem contribuir com a sociedade profissionalmente, de forma que se adeque o ritmo próprio às condições da idade”, explica. Ela acredita que sempre há tempo para estudar. “Pode ser uma chance de um novo trabalho, quem sabe? Sempre vale, é um aprendizado. A idade não é impedimento nem motivo para não tentar”, finaliza.

Inscrições abertas para o Vestibular

Você se identifica com Eneida ou com a área da saúde? Há várias opções nesse ramo no Vestibular Univates, que está com as inscrições abertas neste link.

No total são 36 cursos de graduação presenciais e 16 a distância disponibilizados pela Universidade. É possível ingressar com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou o aproveitamento do resultado de um Vestibular da Univates. Além disso, estudantes de outras instituições que desejam ingressar na Univates podem fazê-lo sem a necessidade de comparecer presencialmente na Universidade.

Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso aos cursos - presenciais ou EAD - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. O vestibulando pode escolher entre as datas e os horários disponíveis na cidade em que pretende realizar a prova. Saiba mais clicando aqui.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.