Minicurso “Riqueza alimentar: do mato ao prato

Postado as 16/01/2019 17:22:18

Por Natália Bottoni

Natália Bottoni

Na tarde desta quarta-feira, dia 16, ocorreu o minicurso "Riqueza alimentar: do mato ao prato", direcionado à comunidade. A atividade, realizada em parceria com o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Vale do Taquari/RS, complementa as informações trazidas pela nova exposição do Museu de Ciências (MCN) da Univates, “Panc: um tesouro alimentar”.

No minicurso, foram apresentados os benefícios das plantas alimentícias não convencionais (Panc) e ensinadas receitas básicas com essas plantas, como peixinho da horta empanado. Depois, os participantes da atividade foram até o MCN para saborear as receitas. Uma das ministrantes do minicurso foi a professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e doutora na área da botânica, Elaine Biondo, convidada pela Univates.

As Panc têm um potencial alimentar imenso. É importante promover momentos de divulgação dessas plantas, como este, para mostrar às pessoas a riqueza que elas têm. A partir do momento que elas forem conhecidas, serão conservadas, valorizadas e preservadas
Professora Elaine Biondo

Natália Bottoni

“Nossa alimentação é baseada em poucos alimentos, muitos deles ultraprocessados e com poucos nutrientes. As Panc são ricas em nutrientes e trazem muitos benefícios à saúde, sendo por isso uma ótima opção para diversificar a alimentação. Além disso, não é necessário o uso de agroquímicos para o desenvolvimento dessas plantas. Assim, elas contribuem para obtermos alimentos de forma mais sustentável, sem poluir o solo, a água e ainda contribuem para a preservação da biodiversidade”, afirma a coordenadora do MCN, Miriam Helena Kronhardt.

Quer visitar a exposição?

Natália Bottoni

O objetivo da mostra “Panc: um tesouro alimentar” é divulgar a diversidade de espécies Panc que muitas vezes são vistas como “inços”, “ervas daninhas” ou “invasoras”, e em função disso são eliminadas, perdendo-se a oportunidade de consumir alimentos com um alto valor nutricional.

A exposição pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, até o dia 22 de março, na sala 100 do Prédio 8 da Instituição. Escolas e demais grupos interessados em trazer turmas para visitar a exposição podem fazer o agendamento gratuitamente pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505. A comunidade pode realizar a visita sem agendamento prévio.