Projeto Férias na Universidade recebe alunos de escolas municipais de Lajeado nesta semana

Postado as 29/01/2019 10:38:53

Por Isabel Pavan

Isabel Pavan

Na manhã da última segunda-feira, dia 28, uma turma de 23 alunos de escolas municipais de Ensino Fundamental de Lajeado participou do primeiro dia do projeto Férias na Universidade. Resultado de parceria entre a Univates e a Prefeitura, o projeto disponibilizou vagas a todas as escolas do município para que alguns alunos, entre 12 e 15 anos, pudessem conhecer a Instituição. Ao longo desta semana, os contemplados participarão de uma programação diversificada preparada pelos coordenadores do projeto.

Durante a manhã os alunos realizaram um minitour pelo laguinho da Univates, conheceram o Teatro e se encantaram com a tecnologia envolvida desde a plateia até os camarins. A reação foi a mesma ao visitarem os cinco andares da Biblioteca.

Isabel Pavan

A avaliação da visita é positiva para o aluno João Henrique da Silva Neimaier, de 14 anos. “Eu já visitei a Univates antes, mas nunca havia conhecido tão detalhadamente o campus. Acho muito interessante a realização deste projeto e o fato de as portas da Instituição estarem sempre abertas para as pessoas em geral”, afirma o estudante, animado com as atividades planejadas para a semana.

Isabel Pavan

A programação, que se encerra na sexta-feira, contempla atividades que a Univates oferece durante todo o ano letivo para a comunidade. Entre os destaques da semana estão as atividades no Complexo Esportivo e nas piscinas da Instituição; a visita ao planetário da Univates e ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), entre outras ações.

Para a coordenadora da atividade, Viviane Theves Eckhardt, “esta é uma forma de oferecermos aos jovens a vivência na Universidade. Muitos ainda não tiveram a oportunidade de conhecer a Instituição, e com esse projeto podem experimentar os espaços acadêmicos”. Ela explica também que esta é uma forma divertida para apresentar aos alunos algumas das atividades realizadas nos programas de extensão oferecidos pela Univates.

Próximas atividades

Isabel Pavan

A programação não para por aí: na primeira semana de fevereiro, crianças de seis a nove anos participarão das atividades do projeto na Univates. As inscrições para o grupo já estão encerradas. Na programação está incluída a visita às salas temáticas e laboratórios da Instituição, como a TV Univates, o Museu de Ciências, a Biblioteca e o Teatro.