Distância não é problema: ingressante da Univates mora a 500 km do campus

Postado as 30/01/2019 11:14:39

Por Natália Bottoni

Lucas George Wendt

Na Univates, há em torno de 190 alunos matriculados na graduação presencial vindos de 130 cidades gaúchas com distância de mais de 100 km de Lajeado. De fora do Estado, há 44 estudantes, provenientes de 34 municípios. Se levar em conta alunos matriculados na graduação e sequencial presenciais, técnicos, pós-graduação lato e stricto sensu, são em média 250 vindos de 146 cidades distantes mais de 100 km de Lajeado. De fora do Rio Grande do Sul, são 183 estudantes, provenientes de 105 municípios. Os dados são de janeiro de 2019.

Divulgação

Qual o motivo de vir de tão longe para estudar na Univates? São mais de 500 km de distância entre Lajeado e Uruguaiana. O percurso longo não impediu Matheus Pasini Machado, de 18 anos e natural de Uruguaiana, de se matricular na modalidade presencial na Univates. Neste semestre, ele inicia o curso de Direito na Instituição.

Segundo ele, os familiares que moram nas proximidades de Lajeado o incentivaram por saber da qualidade de ensino da Universidade e pelos cursos oferecidos por ela serem de referência na região. As aulas começam em fevereiro, porém Matheus planeja morar com algum familiar antes do período letivo. “Distância não é motivo para desistir. Se é o seu objetivo, faça acontecer. Divida o aluguel do imóvel com alguém, por exemplo”, aconselha.

Inovação e estrutura estão entre os atrativos mais citados

Lucas George Wendt

A Univates conta com laboratórios para as atividades práticas, a biblioteca mais moderna do Brasil, o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e o seu campus com abundante natureza. Além disso, prioriza a inovação e o empreendedorismo, com a utilização de metodologias ativas que colocam o estudante como protagonista do seu aprendizado. Confira mais neste link.

Conheça Lajeado, a maior cidade do Vale do Taquari

Inscrições abertas para o Vestibular

O Vestibular Univates está com inscrições abertas, e o curso de Direito é uma das opções. As inscrições podem ser realizadas neste link.

No total são 36 cursos de graduação presenciais e 16 a distância disponibilizados pela Universidade. É possível ingressar com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Além disso, estudantes de outras instituições que desejam ingressar na Univates podem fazê-lo sem a necessidade de comparecer presencialmente na Universidade.

Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso aos cursos - presenciais ou de Educação a Distância (EAD) - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. O vestibulando pode escolher entre as datas e os horários disponíveis na cidade em que pretende realizar a prova.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.