Programas de Pós-Graduação recebem inscrições para mestrado e doutorado

Postado as 01/02/2019 08:23:23

Por Isabel Pavan

LAJEADO - A Universidade do Vale do Taquari - Univates está recebendo inscrições para três dos seus cinco programas de pós-graduação stricto sensu. A Instituição oferece 43 vagas, além de vagas remanescentes de processos seletivos anteriores. As oportunidades são tanto para mestrado quanto para doutorado.

Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD)

Artur Dullius

Oferecendo 20 vagas para mestrado, o PPGAD tem três linhas de pesquisa: Tecnologia e Ambiente; Espaço e Problemas Socioambientais; e Ecologia. As inscrições devem ser realizadas até 28 de fevereiro de forma on-line clicando aqui, em que também está disponível o edital. O regime regular inicia suas atividades em abril e o intensivo, em julho.

O programa objetiva promover a visão integrada da questão ambiental, em suas perspectivas histórica, econômica, social e ecológica, por meio do desenvolvimento e da aplicação de tecnologias e metodologias voltadas à solução de problemas regionais ligados à área ambiental.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgad@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5616.

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec)

Artur Dullius

O PPGBiotec está com inscrições abertas para mestrado e doutorado por meio do edital de fluxo contínuo. O preenchimento de vagas remanescentes permite que os candidatos iniciem o curso ainda neste ano, com aulas oferecidas no regime regular, ocorrendo semanalmente nas sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã, no período de abril a dezembro de cada ano. As inscrições podem ser realizadas até 31 de agosto neste link

As inscrições também estão abertas para o regime semimodular, com vagas para mestrado e doutorado. O interessado pode se inscrever neste endereço até o dia 3 de maio.

O PPGBiotec concentra-se nas áreas de Biotecnologia Agroalimentar, com linhas de pesquisa em Biotecnologia na Produção Primária de Alimentos e Biotecnologia na Produção Industrial de Alimentos, e de Biotecnologia em Saúde, com linhas de pesquisa em Detecção e Caracterização de Microrganismos e Aspectos Moleculares em Processos Fisiopatológicos.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgbiotec@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5615.

Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS)

Nicole Morás

As inscrições para o processo seletivo de mestrado do PPGSAS, que oferece 23 vagas, podem ser efetuadas até o dia 25 de fevereiro aqui. As aulas do regime intensivo ocorrem de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, nos meses de janeiro e julho, e as do regime regular são realizadas em sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã, com início em 5 de abril.

Totalmente ministrado no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), o PPGSAS garante a interação dos estudantes com empresas para o desenvolvimento de produtos e processos. O objetivo do programa é formar profissionais qualificados capazes de gerar, disseminar e aplicar conhecimento científico, tecnológico e legal nas áreas de tutela jurídica ambiental e sustentabilidade da cadeia produtiva.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgsas@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5354.