Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates desenvolve materiais de estudo exclusivos para cursos EAD

Postado as 04/02/2019 11:11:24

Por Isabel Pavan

A Univates já possui marca registrada no Vale do Taquari com sua trajetória de 50 anos de ensino superior. Com o crescimento da Educação a Distância (EAD), a Instituição tem buscado recursos que garantem ensino de qualidade, atualizado e que capacite o aluno para o mercado de trabalho. Dentre os diferenciais oferecidos, um dos principais é o material de estudo que é produzido exclusivamente para os estudantes de EAD da Universidade.

Conheça o processo de produção

Ana Amélia Ritt

O conteúdo disponibilizado vai além de apenas apostilas e textos. Isso porque a equipe de Educação a Distância da Univates conta com pessoal especializado em desenvolver o material-base e, também, outros recursos complementares, como imagens, vídeos, objetos de aprendizagem e infográficos, por exemplo, para facilitar e potencializar o processo de aprendizagem dos estudantes. Uma das integrantes da equipe, a designereducacional Ohana Majolo de Azevedo, explica como o conteúdo é preparado.

A base para a produção dos materiais didáticos dos cursos EAD é o próprio planejamento dos componentes curriculares, que vai desde a compreensão dos objetivos até as habilidades que o estudante deve desenvolver durante o processo de formação. O planejamento do componente curricular é realizado pelo professor que elabora o material em conjunto com o coordenador do curso, que também conta com o apoio da coordenadora pedagógica da EAD, professora Maria Elisabete Bersch. Além disso, o coordenador do curso tem grande responsabilidade sobre os conteúdos produzidos, pois é ele quem indica os professores, em sua maioria atuantes nas graduações presenciais, para desenvolverem os materiais, conforme explica Ohana.

Nathália Braga


A professora Morgana Domênica Hattge atua nos cursos de licenciatura, no curso de Psicologia e no Mestrado em Ensino e produz materiais didáticos dos cursos de licenciatura EAD. Para ela, a integração entre as duas modalidades de ensino faz com que o corpo docente tenha clara toda a dinâmica dos cursos, pois participa da organização das competências, habilidades e conteúdos de cada componente curricular. “Dessa forma, conseguimos garantir a mesma qualidade dos cursos presenciais, já comprovada pela comunidade acadêmica e atestada pelo Ministério da Educação”, ressalta.

O planejamento do componente curricular marca o início da produção do material. O documento, que é entregue pelo professor conteudista, deve estar de acordo com o planejamento e passar pela aprovação do coordenador. Depois da aprovação, o professor conteudista inicia a elaboração do material, que é de sua total autoria, e repassa o conteúdo para a equipe de produção da Univates. “Após essa etapa, nós começamos a análise detalhada do material. Lemos os textos desenvolvidos pelos professores e, sempre com a preocupação de torná-los potencialmente significativos, sugerimos algumas modificações, como a inserção de imagens, vídeos, objetos de aprendizagem, entre outras mídias”, explica Ohana.

Isabel Pavan

Durante a produção de imagens, vídeos, objetos de aprendizagem e outros recursos de mídia, nossa equipe mantém contato com o professor e com o coordenador do curso para ter a certeza de que tudo está adequado conforme o planejamento do componente curricular
Designer educacional Ohana Majolo de Azevedo

Em algumas situações alguns estudantes também são envolvidos no processo de produção, eles dão feedback sobre a forma como o material está sendo produzido. Por fim, o texto passa por revisão linguística, para garantir que seu conteúdo esteja redigido de maneira clara e dialógica.

Onde posso encontrar o material?

Isabel Pavan

 



Ao acessar o ambiente virtual de estudos da Univates, o estudante tem à sua disposição todo o conteúdo on-line preparado exclusivamente para o curso. A Instituição, conforme Ohana, ainda oferece o conteúdo no formato PDF, que pode ser baixado ou impresso, facilitando o estudo em locais públicos sem acesso à internet.

O conteúdo está sempre atualizado?

Pelo fato de o material ser virtual, a atualização é rápida e constante, sem prejudicar o aprendizado e a capacitação profissional do estudante. Ohana explica que “frequentemente o material passa por um processo de versionamento, assim garantimos que os conteúdos dos componentes curriculares estejam sempre atualizados conforme as mudanças no mercado de trabalho”.

Inscrições abertas

Elise Bozzetto


A Univates EAD conta com 16 cursos de graduação e nove de pós-graduação. As inscrições para começar a graduação na Instituição podem ser realizadas clicando aqui. É possível entrar com a nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com histórico escolar de instituição de ensino superior, com a nota de processos seletivos anteriores da Univates ou realizar agendamento de prova.

Mais informações sobre cursos e provas podem ser obtidas pelo telefone 0800 7 07 08 09 ou pelo e-mail ead@univates.br.