Interessados esclarecem dúvidas em evento dos Cursos Técnicos da Univates

Postado as 06/02/2019 09:20:18

Por Natália Bottoni

Natália Bottoni

Na noite da última terça-feira, 5, Ketrin Erig, 18 anos, deu um grande passo na sua carreira. Ela se matriculou no Curso Técnico em Administração da Univates durante o Encontro dos Cursos Técnicos da Instituição. Sua mãe, Viviane Erig, a acompanhou. “A Ketrin já realizou cursos profissionalizantes nessa área enquanto cursava o Ensino Médio. Foi a partir dessas experiências que ela percebeu o que gostaria de seguir profissionalmente”, conta a mãe, que trabalha na área de vendas.

Natália Bottoni

No evento ocorreram rodas de conversas com os coordenadores dos cursos, tour pela Univates, apresentação da Central de Carreiras e divulgação do Credivates - programa que facilita o pagamento da mensalidade na Universidade. “Os profissionais esclareceram muito bem as diferenças entre os cursos. Espero futuramente cursar um técnico também”, afirma Viviane. Além disso, foi uma oportunidade para os interessados realizarem a matrícula no curso pretendido, como foi o caso de Ketrin.

A diretora do Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates, Edí Fassini, reconhece que foi um espaço oferecido especialmente aos futuros alunos para esclarecimento de dúvidas e contato pessoal com os professores que atuam nos cursos de interesse.

Você sabia que é possível cursar um Técnico durante o Ensino Médio?

Para ingressar em um curso técnico não é necessário ter concluído o Ensino Médio, com exceção do Técnico em Radiologia, que exige Ensino Médio completo e idade mínima de 18 anos. Além disso, não há processo seletivo via prova. Os técnicos podem ser efetuados de forma concomitante com o Ensino Médio, mas para receber o diploma de técnico é necessário ter concluído o Ensino Médio.

Já conhece os novos cursos técnicos da Univates?

Elise Bozzetto

Em 2019, quatro novas opções se juntam à grade de cursos oferecidos pela Univates: Agronegócio, Técnico em Cervejaria, Imobilizações Ortopédicas e Mecânica. No total, a Instituição oferece 21 cursos técnicos.

Com o objetivo de formar gestores para atuarem em áreas agrícolas, a Universidade oferece o Técnico em Agronegócio. Os profissionais formados nesse curso são aptos a atender aos atuais empreendimentos do setor e a novos empreendimentos no agronegócio. A Univates tem laboratórios amplos e modernos, que possibilitam aos estudantes a imersão nas atividades desenvolvidas. O corpo docente tem profissionais com experiência em empresas, entidades e organizações da região. Mais informações neste endereço.

Buscando atender a uma demanda que cresce cada vez mais no Vale do Taquari e região, a Instituição oferece o Técnico em Cervejaria. Pioneiro no Estado, ele é voltado aos interessados em aprender a produzir cervejas de forma segura e qualificada. Saiba mais neste link.

O Técnico em Imobiliações Ortopédicas trata da confecção, aplicação e retirada de aparelhos gessados, talas gessadas e enfaixamentos. O profissional prepara e executa trações cutâneas e auxilia na instalação de trações esqueléticas e nas manobras de redução manual de fraturas e luxações. O curso é voltado àqueles que têm interesse em trabalhar na área da saúde e aos técnicos em Enfermagem. Mais informações aqui.

No Técnico em Mecânica os profissionais são capacitados para projetar ferramentas, manusear equipamentos, controlar processos de fabricação e fazer a manutenção de máquinas e equipamentos mecânicos. A Universidade oferece laboratórios na área da mecânica e conta com professores com vasta experiência. Saiba mais clicando aqui.

As inscrições podem ser realizadas neste link até o início das aulas, dia 14 de fevereiro. A duração média de cada curso é de dois a três anos, dependendo do número de disciplinas cursadas por semestre.

Mais informações podem ser obtidas no CEP da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5024 e 5025, ou pelo e-mail cep@univates.br.