“Uma das maiores experiências que já tive, todos os estudantes de comunicação deveriam vivenciá-la”

Postado as 07/02/2019 17:16:12

Por Isabel Pavan

Divulgação

Um sonho. É o que a estudante de Jornalismo da Univates Amanda Cantú Rodrigues Soares está vivendo nos últimos dias. Dentre dezenas de estudantes inscritos de diversas regiões do Brasil, ela foi um dos 34 selecionados para participar do programa Geração Futura Universidades Parceiras, promovido pelo Canal Futura. Amanda está no Rio de Janeiro desde o dia 26 de janeiro e já realizou diversas atividades relacionadas à produção audiovisual.

Participar do Geração Futura era um sonho para a estudante desde 2015, quando ficou sabendo do projeto pelo hoje diplomado em Jornalismo Ronaldo Ely Rempel, que foi um dos selecionados naquele ano. Amanda se inscreveu em 2016 para a edição de 2017, mas não foi escolhida. No ano passado decidiu tentar novamente. “Eu descobri que fui selecionada no dia 15 de outubro de 2018, quando o Futura divulgou a lista em seu site. Na hora eu não acreditei. A ficha só foi cair mesmo aqui, na primeira oficina”, lembra a estudante.

Divulgação

As oficinas iniciaram no dia 28 de janeiro e terminam nesta sexta-feira, dia 8. Segundo Amanda, o cronograma de atividades inclui diversos workshops, como direção de fotografia, roteiro, edição, trilha sonora, animação, produção de guerrilha, entre outros. “Estamos produzindo uma série de interprogramas, que criamos em grupo desde o roteiro até a finalização, tudo com orientação dos profissionais do canal”, ressalta. A estudante conta também que participou de um workshop de transmídia. “Foi sensacional! Inclusive pude tirar várias ideias para o meu trabalho de conclusão, que começo no segundo semestre deste ano”, explica.

Amanda afirma que as expectativas para o evento eram grandes após tanto tempo querendo participar. O medo de não dar conta das atividades práticas surgiu no início das oficinas, mas agora, com o suporte dos profissionais e colegas, ela confirma que a experiência tem sido melhor do que o esperado. Hoje atuando como redatora em uma agência de comunicação, ela está convicta de que essa vivência já mudou sua vida e agregou muito profissionalmente. Feliz, ela ressalta: “pude ter certezas que antes não tinha quanto a minha profissão e consegui me encontrar aqui, me reconectar com o que me levou a escolher o jornalismo. Com certeza é uma das maiores experiências que já tive, todos os estudantes de comunicação deveriam vivenciá-la”.

Acredito que é um dos projetos mais legais voltados à nossa área, porque, além de aprendermos a parte técnica com os profissionais do Canal Futura e termos a possibilidade de trabalhar a prática no dia a dia, aprendemos muito com a convivência com os colegas, que vêm de todos os cantos do País. É um intercâmbio incrível de culturas e conhecimentos
Estudante de Jornalismo, Amanda Cantú

Inscrições abertas para o Vestibular Univates

Tuane Eggers

Você, assim como Amanda, gostaria de ter a chance de participar dessa vivência? Jornalismo é uma das diversas opções de cursos disponíveis no Vestibular Univates, que está com inscrições abertas neste link.

No total são 36 cursos de graduação presenciais e 16 a distância oferecidos pela Universidade. É possível ingressar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Além disso, estudantes de outras instituições que desejam ingressar na Univates podem fazê-lo sem a necessidade de comparecer presencialmente na Universidade.

Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso aos cursos é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. O vestibulando pode escolher entre as datas e os horários disponíveis na cidade em que pretende realizar a prova. Saiba mais clicando aqui.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.