“Sempre quis fazer intercâmbio em um lugar fora do comum”

Postado as 18/02/2019 08:28:01

Por Natália Bottoni

Você já ouviu falar da Letônia? Quanto você conhece desse país? Sabe onde fica? Qual é a sua língua oficial? E os costumes dos habitantes desse lugar? As respostas a essas questões quem pode dar é a estudante de Relações Internacionais (RI) da Univates Tammy Eduarda Corrêa. Com 21 anos, ela está realizando o sonho de fazer mobilidade acadêmica internacional pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Instituição em solo letão, na capital Riga, desde o final de janeiro. Ela é a primeira acadêmica da Univates a realizar intercâmbio nesse país e retorna ao Brasil em julho com a bagagem cheia de experiências.

Divulgação

Tammy conta que desde o seu ingresso na Universidade quis fazer intercâmbio. Todos os semestres acessava os editais disponibilizados pela DRI com possibilidade de bolsas de estudos em diferentes países. “Sempre quis fazer intercâmbio em um lugar fora do comum e ao mesmo tempo buscar uma instituição de ensino inovadora, em que eu pudesse aprimorar meus conhecimentos”, explica.

Na Riga Technical University, está cursando Empreendedorismo e Gestão e pretende aprender letão. “Acho legal me inteirar sobre o vocabulário, seja para fazer compras no mercado ou pesquisar as linhas do transporte público. Diferenciar o idioma letão do russo é complicado, ambas as línguas são oficiais aqui. O bom é que as pessoas estão familiarizadas com o inglês, assim como eu”, afirma. A maior parte das aulas da estudante ocorre à noite.

De acordo com a diretora da DRI, Viviane Bischoff, o Leste Europeu tem se destacado na área da educação, e a universidade em que Tammy está estudando está em destaque nos rankings internacionais. “É um parceiro novo, um país em uma localização geográfica diferente. Nós estamos descobrindo ainda as potencialidades desse vínculo”, observa.

“Temos que viver um dia de cada vez”

Elise Bozzetto

Sobre viajar sozinha, Tammy admite que estava nervosa, pois já teve experiências negativas em aeroportos, “porém nunca parei para pensar em eventuais problemas ou dificuldades que poderia enfrentar. Acredito que temos que viver um dia de cada vez”, justifica.

Uma das maiores dificuldades que está enfrentando é o frio. “Um dia estava -11ºC aqui, mas a sensação térmica é inferior”, comenta. Ela garante que é fácil e barato se locomover com o transporte público da cidade, e há diversas opções de lojas, restaurantes, museus, parques e florestas. Além disso, a Letônia é um dos países que possuem a internet mais rápida.

Estar sozinha é uma experiência única e engrandecedora. Ter que lidar com responsabilidades, organização e até com a solidão faz com que eu amadureça. Meu maior obstáculo é lidar com as questões financeiras sem agir por impulso, estou tentando utilizar o dinheiro de maneira consciente. Enquanto isso, conheço pessoas maravilhosas, o que compensa muito. Sem dúvidas, a iniciativa de fazer intercâmbio foi uma das melhores escolhas que eu já fiz
Estudante de Relações Internacionais da Univates, Tammy Eduarda Corrêa

Com a vivência, a estudante de RI espera se destacar não somente por ter morado em um lugar incomum, mas por ter interesse em desbravar novos lugares e conhecer pessoas. “Sinto-me privilegiada em estudar em uma das melhores instituições de ensino da Letônia e por ela ser parceira da Univates”, reconhece.

Vestibular com inscrições abertas

Tem interesse em ingressar em um curso do Centro de Gestão Organizacional (CGO) da Univates, como Tammy? O Vestibular Univates está com as inscrições abertas clicando aqui.

São 36 cursos de graduação presenciais e 16 a distância oferecidos pela Universidade. É possível ingressar com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um Vestibular anterior da Univates. Além disso, estudantes de outras instituições que desejam ingressar na Univates podem fazê-lo sem a necessidade de comparecer presencialmente na Universidade.

Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso aos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. Saiba mais neste link.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.