Univates é homenageada por 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari

Postado as 19/02/2019 17:08:44

Por Isabel Pavan

Isabel Pavan

Na noite desta segunda-feira, dia 18, a Universidade do Vale do Taquari - Univates foi homenageada em sessão solene da Câmara de Vereadores de Estrela. Em nome da Instituição, o vice-reitor no exercício do cargo de reitor, Carlos Cândido da Silva Cyrne, recebeu a homenagem. Na ocasião também estiveram presentes autoridades como o prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann, o delegado de Polícia, José Romací Reis, e o doutor Luiz Fernando Kehl.

Com a frase “Não é o tempo, é o que fazemos com ele”, a vereadora Débora Martins, após apresentar o vídeo institucional dos 50 anos da Univates, agradeceu a presença de todos na Câmara. Relembrando os marcos e conquistas da Instituição e também as parcerias realizadas com Estrela, a vereadora parabenizou a Universidade.

Há um grande número de alunos e funcionários da Univates que são de Estrela. Este é apenas um dos diversos motivos que mostram a importância desta Instituição para a nossa cidade
Vereadora Débora Martins

Isabel Pavan

Após receber o certificado de homenagem, o vice-reitor agradeceu pela oportunidade e pelo reconhecimento. Segundo ele, são os estudantes que garantem esses feitos. “A exigência desta comunidade faz com que tenhamos que responder à altura e, juntando todos nossos esforços, colocar à disposição o que há de melhor em termos de formação”, destacou.

Referindo-se à trajetória da Univates, Cyrne reforçou que, “ao longo destas cinco décadas, formamos mais de 14 mil alunos na graduação e mais de 3.500 nos cursos técnicos, profissionais que nos orgulham por estarem atuando no mundo do trabalho com competência. Mais importante que isso, resultado de um esforço de muitos, formamos pessoas capazes de fazer uma melhor leitura do mundo”. Ele relembrou ainda os marcos da Univates ao se tornar Centro Universitário e, em 2017, Universidade. Esse trabalho, segundo o vice-reitor, iniciou na década de 60, quando os pioneiros se movimentaram para garantir aos jovens da região a oportunidade de cursar o Ensino Superior sem a necessidade de grandes deslocamentos.

O reitor em exercício reforçou em seu discurso que muito foi feito nestes primeiros 50 anos e muito ainda será feito. Os sonhos que se tornaram realidade são os primeiros de muitos que ainda virão e permitem sentir que a Univates cumpriu seu dever. Para Cyrne, a relação entre a comunidade e a Univates é simbiótica, “nosso Vale se beneficia, sim, da estrutura, da presença, da qualidade do corpo docente, dos cursos que ofertamos, mas principalmente dos homens e mulheres que nós formamos em nossa Universidade”, concluiu.