Univates ultrapassa a marca de 1.500 alunos na EAD

Postado as 22/02/2019 16:44:50

Por Natália Bottoni

Elise Bozzetto

Nesta semana, a Universidade do Vale do Taquari - Univates ultrapassou a marca de 1.500 alunos matriculados em cursos de Educação a Distância (EAD). Desde 2018 a Instituição está atuando de forma intensiva na graduação EAD.

São oferecidos 16 cursos nos 17 polos da Univates. O mais procurado é o de Pedagogia, que conta com 22,3% dos estudantes a distância da Universidade. Em seguida, vêm Administração de Empresas, com 16,9%, e Ciências Contábeis, com 10,7%. O polo matriz, em Lajeado, é o mais procurado, com 36,7% dos acadêmicos. O polo de Teutônia concentra 11,3% dos estudantes, seguido de Arroio do Meio e Encantado (7,6% cada um). Já Venâncio Aires atrai cerca de 5,8% dos alunos. Para o próximo trimestre, a novidade na EAD Univates é a oferta de dois novos cursos, Gestão de Cooperativas e Marketing

Univates oferece diversos descontos para estudantes da modalidade EAD

Para o vice-reitor no exercício do cargo de reitor da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne, a modalidade EAD chegou à Univates para ser mais uma alternativa de acesso ao ensino superior de qualidade. “A presença da Instituição nas regiões onde estão os polos contribui para o desenvolvimento destas. Alcançar este número de alunos em apenas um ano é o reconhecimento da comunidade pelo trabalho sério que vem sendo realizado pela Universidade há 50 anos”, afirma.

Polos aproximam a Univates da comunidade

Isabel Pavan

Além do polo matriz em Lajeado, a Univates hoje está presente fisicamente em Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Garibaldi, Guaporé, Encantado, Estrela, Montenegro, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Triunfo, Veranópolis e Venâncio Aires.

O polo EAD de Teutônia foi criado em fevereiro de 2018 e iniciou com 14 alunos, em uma sala com espaço para 22 pessoas, conforme lembra a coordenadora do polo, Tania Maria Schardong. “Fechamos o ano com 102 estudantes e a necessidade de um novo espaço para acolher a demanda. Assim, mudamos de endereço em janeiro deste ano. Hoje contamos com mais de 170 alunos matriculados”, explica.

Segundo ela, o local atende pessoas que procuram ensino de qualidade e não têm tempo nem disponibilidade de deslocamento para estudar em um curso presencial. “A formação resulta em profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Eles podem atuar em Teutônia ou em municípios vizinhos, como Westfália, Poço das Antas, Paverama, entre outros”, complementa.

Na modalidade EAD você estuda com materiais exclusivos produzidos pela Univates

Provas podem ser agendadas

As provas para ingresso em maio de 2019 já podem ser agendadas. São disponibilizados várias datas e horários. As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.

Além disso, é possível ingressar com a nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com histórico escolar de instituição de ensino superior, com a nota de processos seletivos anteriores da Univates ou realizar agendamento de prova.

Mais informações sobre cursos e provas de seleção podem ser obtidas pelo 0800 7 07 08 09 ou pelo e-mail ead@univates.br.