Semana do Intercâmbio segue até amanhã

Postado as 27/02/2019 16:00:46

Por Nicole Morás

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Univates deu início, na última terça-feira, 26, à Semana do Intercâmbio, um evento que objetiva disseminar a interculturalidade e divulgar as opções de intercâmbio e seus benefícios.

A programação teve início no Centro Cultural Univates com a Feira Gastronômica e com o estande dos países onde os estudantes da Univates podem realizar intercâmbio.

Júlia dos Santos

A abertura oficial ocorreu no Teatro Univates com a palestra “Internacionalização de carreira baseada no conhecimento”, proferida pela professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina Luciane Stallivieri.

A estudante do curso de Engenharia de Produção Gabriele de Oliveira aproveitou o evento para conhecer melhor a DRI e as oportunidades oferecidas pela Univates. “Tenho muito interesse em fazer intercâmbio, considero uma experiência única e muito válida”, disse ela, que planeja estudar em alguma universidade da América Latina parceira da Instituição.

Júlia dos Santos

Já a acadêmica de Engenharia Ambiental Angélica Benelli, de Boa Vista do Sul, acredita que a experiência de um intercâmbio contribui para aperfeiçoar o seu currículo e ela tem interesse em estudar em alguma universidade com cursos afins à sua área de estudos, independente do país.

Programação continua

Na quarta e na quinta-feira, dias 27 e 28, a partir das 18h30min, haverá estande de países e da DRI no saguão do Prédio 9 e Feira Gastronômica. Também serão realizados workshops de língua inglesa e espanhola.

Além disso, nesta quarta-feira, dia 27, ocorre a palestra em inglês “The promises and perils of (European) academia”, com Alberto Fierro, do departamento de Relações Internacionais da Central European University (CEU), da Hungria. Simultaneamente, haverá palestra com representantes da DRI sobre oportunidades de intercâmbio oferecidas pela Univates.

Na quinta-feira, dia 28, à tarde, haverá encontro dos representantes de escritórios internacionais do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) para discussão de cases de internacionalização em um momento de benchmarking. A palestra de encerramento, no dia 28, será com o professor José Alberto Antunes de Miranda, da Unilasalle Canoas. Com o tema “Experiência internacional e carreira”, ele irá falar sobre a construção de sua carreira e sobre a importância da internacionalização.

Quer fazer intercâmbio?

Do dia 25 de fevereiro até 11 de março, alunos da Univates interessados podem se inscrever para realizar mobilidade acadêmica em 2019B. São mais de 41 opções de universidades em 19 países. As inscrições podem ser feitas por estudantes dos cursos técnicos e de graduação.

Mais informações podem ser conferidas em www.univates.br/dri, pelo e-mail dri@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7019.