Mestra e pós-doc pelo PPGAD da Univates assume a Fepam

Postado as 27/02/2019 16:04:00

Por Redação

A lajeadense Marjorie Kauffmann foi anunciada, na última segunda-feira, 25, pelo governador Eduardo Leite como a nova presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam). Parte da trajetória acadêmica da engenheira florestal foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates, no qual Marjorie fez mestrado, entre 2006 e 2008, e estágio de pós-doutorado, entre 2015 e 2016.

Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Pesquisadora da área de evolução de biomas terrestres, Marjorie defendeu a dissertação “Fragmentos de carvão (charcoal) como indicativo da ocorrência de incêndios vegetacionais durante o Quaternário do Planalto das Araucárias, Rio Grande do Sul, Brasil” no PPGAD, sob orientação do professor André Jasper. “A nomeação da doutora Marjorie para a presidência da Fepam é uma forma de reconhecimento da qualidade dos processos de formação de profissionais pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Com suporte do corpo de profissionais da Fundação, sua atuação certamente será norteada pela sua capacidade técnico-científica, e o Estado terá reconhecidos os esforços na conciliação do desenvolvimento e dos princípios ambientais”, comenta o professor.

Durante o anúncio, o governador afirmou que “a recuperação econômica do RS passa pela Fepam. Marjorie, como técnica, terá o papel de desenvolver mecanismos para que o respeito ao meio ambiente não signifique entrave ao desenvolvimento”.

Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestra em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates, doutora em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutora também pela Univates, Marjorie iniciou sua carreira na Fepam.

Mestrado do PPGAD recebe inscrições

Até a próxima quinta-feira, dia 28, o mestrado do PPGAD recebe inscrições. O programa possui três linhas de pesquisa: Tecnologia e Ambiente; Espaço e Problemas Socioambientais; e Ecologia. Além do regime regular, o PPGAD oferece a possibilidade de cursar disciplinas em regime intensivo, o que facilita a conciliação de atividades profissionais e o estudo. Dessa forma, os estudantes podem cursar disciplinas intensivas nos meses de janeiro e julho e realizar suas pesquisas na cidade de origem e com orientação a distância. Mais informações sobre o PPGAD podem ser obtidas neste site.