Professores da Univates participam do corpo editorial de importantes revistas científicas na área de ácaros

Postado as 01/03/2019 08:46:10

Por Nicole Morás

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) e o Laboratório de Acarologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates têm ótimos motivos para comemorar. Os professores Guilherme Liberato da Silva (à direta na foto) e Juarez Ferla foram convidados a integrar o corpo editorial de duas referências internacionais na área de acarologia: as revistas científicas europeias Systematic and Applied Acarology e Phytoparasitica, respectivamente. Nelas são publicados a maioria dos artigos que trata de ácaros na atualidade.

De acordo com Silva, o convite demonstra a qualidade dos trabalhos e o nível atingido pelos pesquisadores do PPGSAS, além da referência na área de pesquisa sob a visão da comunidade científica. Também evidencia a capacidade de contribuição à acarologia demonstrada pelos professores do Laboratório de Acarologia da Univates.

As revistas carecem de experts nas áreas de sua atuação. Normalmente o corpo editorial auxilia na avaliação dos artigos que são enviados para ser publicados, bem como contribuem para a manutenção da qualidade do periódico. Ambas são revistas muito exigentes e são rápidas para publicar os artigos
Guilherme Liberato da Silva

Saiba mais

Uma das métricas para se mensurar a relevância dos periódicos científicos é o Fator de Impacto (FI), que leva em consideração o número de citações que a publicação tem na sua área. Na área da Acarologia, o fator de impacto das revistas é significativo: Systematic and Applied Acarology tem fator de impacto 1.69 e a Phytoparasitica, fator de impacto 1.00.

PPGSAS ocorre em regime intensivo

O PPGSAS oferece a possibilidade de cursar disciplinas em regime intensivo, o que facilita a conciliação de atividades profissionais e o estudo. Dessa forma, os acadêmicos podem frequentar disciplinas intensivas nos meses de janeiro e julho e realizar suas pesquisas na cidade de origem e com orientação a distância. As atividades do regime intensivo ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, nos meses de janeiro e julho. Mais informações sobre o PPGSAS podem ser obtidas em www.univates.br/ppgsas.