Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Nicole Morás

Professora e musicista canadense visita a Univates durante sua licença sabática

Postado as 07/03/2019 17:18:09

Por Nicole Morás

Dedicada à música, em especial ao canto coral, a professora canadense Joy Berg, da Concordia University of Edmonton, realiza parte de sua licença sabática na Universidade do Vale do Taquari - Univates, ministrando três workshops. O primeiro foi realizado na tarde desta quinta-feira, dia 7.

Trabalho com a direção de corais, especialmente com música canadense de igreja, e vou trazer minha experiência para as atividades. Eu sempre penso muito sobre o canto e a voz. Acredito que essa seja a nossa melhor ferramenta
Joy Berg

Nicole Morás

Atualmente na quinta semana de sua licença sabática para aperfeiçoamento, Joy já esteve na França, Espanha e Nova Iorque. Ela disse que estar no Brasil é uma oportunidade de conhecer melhor a música do país. “Quando vim para cá em 2014 descobri vários ritmos, que são lindos e únicos da cultura brasileira. Parece que aqui todos fazem música, é parte da cultura nacional. Agora poderei conhecer a música para levar um pouco do Brasil para o Canadá, como tem sido em todos os lugares por onde passei”, revelou.

Divulgação

 

Na primeira vinda à Univates em abril de 2014 (foto), Joy acompanhou o Coral de Concertos da Concordia University of Edmonton para uma apresentação no auditório do Prédio 7 da Univates. Naquela ocasião o Centro Cultural estava prestes a ser inaugurado. “Estou muito empolgada por ter estado aqui na época e por voltar a este espaço e ver como ele ficou”, afirmou. Joy também lembrou que o Coral de Concertos da Concordia University of Edmonton foi o primeiro a pisar no palco do Teatro Univates. “Viemos só para conhecer, mas o grupo se empolgou tanto com o espaço que fizemos um breve número lá”, lembrou.

As sopranos Alceli Brasil e Elci Horn Vogt, que participam do coro do Núcleo Cultural de Estrela, estiveram entre as participantes da primeira turma de workshops ministrados por Joy Berg. Para elas, a atividade é uma oportunidade de desenvolverem habilidades vocais. Para Alceli a música está no sangue desde que seu avô tinha uma fábrica de acordeon. Hoje, participar do coro é uma oportunidade de interagir com outros grupos. “No dia 16 estaremos em Teutônia, quando vários corais serão recepcionados pelo grupo de lá. Em agosto será a nossa vez de receber os outros coros”, disse ela.

O workshop continua nestas quinta e sexta-feira à noite. Para a turma de sexta-feira, dia 8, ainda há vagas. Para se inscrever é necessário acessar o link aqui.

Nicole Morás