Univates forma Técnicos em Comunicação Visual há 5 anos

Postado as 13/03/2019 08:21:06

Por Natália Bottoni

Elise Bozzetto

Em 2014 a demanda por profissionais da área de comunicação digital no mercado de trabalho na região cresceu. Com ela, a necessidade de oferecer uma formação técnica para futuros atuantes do ramo, que pudessem executar programação visual de diferentes gêneros e formatos gráficos, especialmente para web e redes sociais. Pensando nisso, a Univates passou a oferecer o curso técnico em Comunicação Visual.

Divulgação

Desde então, 46 alunos já se formaram. Marlon Ivan Müller é um deles. Quando iniciou o técnico, trabalhava em uma rádio e buscava uma formação para dar um up no seu currículo. “O processo de aprendizagem e contato com profissionais da área é importante, além da estrutura que a Univates oferece. O curso trabalha um apanhado de teorias e práticas de comunicação e design para atuar no mercado posteriormente”, conta.

Segundo Müller, a formação contemplou suas expectativas. “Ela me ajudou a estar no mercado de trabalho atuando na área do curso hoje. Trabalho criando animações e motion para marcas e identidades visuais. Muito do que eu sabia era de forma autodidata, o curso me trouxe outras perspectivas no ramo”, completa.

No mercado de trabalho

O técnico em Comunicação Visual se caracteriza por ser dinâmico e prático. A coordenadora do curso, Elise Bozzetto, destaca as atividades práticas desenvolvidas pelos estudantes em sala de aula.

Há disciplinas em que os alunos são desafiados a atender clientes reais, diante dos cases que os professores trazem. Também há a possibilidade de realizar projetos sociais em entidades. Não há estágio obrigatório de final de curso, mas o discente é instigado a estar em contato com o mercado de trabalho o tempo todo
Coordenadora do técnico em Comunicação Visual, Elise Bozzetto

Divulgação

A aluna do curso e estagiária no setor de Marketing e Comunicação da Univates Júlia Veiga dos Santos concorda. “O diferencial da formação na Univates é o dinamismo das aulas. Os professores buscam extrair o melhor de nós, trazendo situações reais para dentro da sala de aula, o que nos ajuda a ter um olhar mais profissional”, comenta.

Na sua primeira experiência profissional na área, Júlia declara que, quando começou a trabalhar, achou fascinante como a teoria se aplica na prática. “No dia a dia é importante ser cauteloso para atingir o público certo. Para isso, é necessária uma noção de marketing e gerenciamento nas redes sociais, que já é proporcionada na formação”, analisa.

O mercado de trabalho na área é muito amplo e diversificado. O diplomado pode integrar equipes de comunicação e marketing em empresas ou em agências de comunicação e gráficas. Como empreendedor, pode abrir seu próprio negócio e prestar serviços para empresas. “Por ser uma área complexa e em constante evolução, novas funções surgem dentro da área da comunicação. Nosso curso tem a vantagem de ter, em seu corpo docente, profissionais que atuam no mercado, trazendo o que há de novo em comportamento do consumidor e tecnologias de comunicação”, reconhece Elise.

“Universo da comunicação e da propaganda”

Maico Adriano Eckert leciona no técnico desde 2016. Segundo ele, o nível do conteúdo programático do curso lhe surpreende, já que “a grade curricular é completa e profunda. Dá ao aluno um panorama rico e prático sobre o universo da comunicação e da propaganda. Está aqui o maior e absoluto diferencial da Univates em relação às outras instituições de ensino: qualidade dos conteúdos abordados”, complementa. O profissional ministra as disciplinas Marketing Digital, Mídias Sociais e Projeto Integrador do curso.

Eckert também trabalha como sócio-diretor da agência de mídias sociais Lab8284. Segundo ele, o mercado de trabalho na área está em crescimento.

Acredito que as empresas estão entendendo cada vez mais que comunicação não é custo, mas é investimento. Mais do que isso: estão compreendendo que, assim como precisam de um escritório de contabilidade ou ter acesso à luz e outros itens básicos, também precisam de comunicação. Em resumo, as empresas passam a perceber que a comunicação é, sim, necessidade básica de um negócio
Professor do técnico em Comunicação Visual, Maico Adriano Eckert

O aniversário do curso será comemorado no dia 13 de abril, na Opium Club, de Lajeado. A compra de ingressos pode ser feita com a coordenação e a comissão do evento pelo e-mail tec-comunicacao@univates.br.

Técnicos com inscrições abertas

Elise Bozzetto

Os 21 cursos técnicos da Univates recebem inscrições aqui. Para ingressar em um técnico não é necessário ter concluído o Ensino Médio. Os técnicos podem ser cursados de forma concomitante com o Ensino Médio, mas, para receber o diploma de técnico, é necessário ter concluído o Ensino Médio.

Mais informações podem ser obtidas no Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5024 e 5025, ou pelo e-mail cep@univates.br.