Univates sedia reunião do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa (Foprop) do RS

Postado as 13/03/2019 15:38:12

Por Nicole Morás

Nicole Morás

A Universidade do Vale do Taquari - Univates recebeu, na última segunda-feira, 11, a primeira reunião do ano do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa do Rio Grande do Sul (Foprop), cuja coordenação foi assumida neste ano pela pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, professora Maria Madalena Dullius. O evento reuniu representantes de cerca de 20 instituições gaúchas.

Na abertura, o vice-reitor da Univates no exercício do cargo de reitor, Carlos Cândido da Silva Cyrne, deu as boas-vindas aos participantes. Em seguida, a diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, Simone Stülp, que também é presidente do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), falou sobre um dos assuntos que foi discutido na reunião: a elaboração de um guia de boas práticas de pesquisa.

Nicole Morás

“A aproximação entre a Fapergs e o Forpop pode encurtar caminhos e o que estamos chamando de Guia de Boas Práticas de Pesquisa é um bom exemplo disso. Certamente vocês discutem em suas instituições questões como direitos autorais, plágio e autoplágio. Entendemos que o Foprop pode alimentar a Fapergs com informações que nos ajudem a compreender o que está sendo feito nas universidades e para que possamos ser orientadores em assuntos relacionados à pesquisa”, explicou Simone.

Já o diretor-presidente da Fapergs, doutor Odir Antônio Dellagostin, falou sobre a produção científica no Rio Grande do Sul, que representa 11% da produção nacional, e o fato de o estado ser o quinto a fazer pedidos de patente de inovação em 2017.

Dellagostin também apresentou as ações planejadas pela Fundação para o ano de 2019, como o lançamento de editais de fomento à pesquisa que são realizados permanentemente e outros que são novidade para este ano. “Ao todo são cerca de 20 ações que somam um investimento de mais de R$ 65 milhões, dos quais R$ 28 milhões são de recursos da Fapergs”, observou.

Nicole Morás

O diretor-presidente da Fapergs analisou como favoráveis os cenários estadual e nacional para a pesquisa com a troca de representantes do poder executivo nessas duas esferas. Discorreu sobre formas de incentivar a relação entre empresas e universidades para que mestres e doutores tenham colocação profissional não apenas na Academia, mas também na indústria e em atividades de pesquisa e desenvolvimento de produtos (P&D).

A reunião seguiu no turno da tarde com discussão de assuntos gerais do Fórum e da minuta sobre o Código de Boas Práticas de Pesquisa.