Dia de Seminários Integradores na Univates

Postado as 16/03/2019 11:36:25

Por Natália Bottoni

Neste sábado, dia 16, são realizados os Seminários Integradores no polo de Lajeado da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Em torno de 400 acadêmicos e professores dos cursos de licenciatura da modalidade a distância (EAD) da Instituição estão participando das atividades. Os encontros envolvem alunos matriculados em um dos cursos de licenciatura oferecidos - Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras e Pedagogia - em qualquer polo da Universidade. O evento foi realizado no turno da manhã, seguindo à tarde com oficinas voltadas ao curso de Educação Física, mas abertas para os demais cursos de licenciatura. A ação ocorre duas vezes por trimestre.

Natália Bottoni

Surpreendido positivamente com a aula de hoje, Evandro Rodrigues da Silva, que cursa Letras no polo de Lajeado, conta que a aula “Formação do leitor jovem” contribui para a sua atuação profissional, pois poderá usar as teorias aprendidas na prática futuramente. “Abordou-se as tendências da literatura contemporânea e os métodos digitais que podem ser utilizados em sala de aula para que os estudantes saibam interpretar leituras”, esclarece.

Natália Bottoni

“É um diferencial inserido nos cursos”. É assim que a coordenadora dos cursos de licenciatura EAD da Univates, Cláudia Inês Horn, define os Seminários Integradores. Segundo ela, o evento busca a interdisciplinaridade e a interação com outras pessoas da área. “Organizamos os encontros em salas específicas do campus, como laboratórios, salas temáticas, na Biblioteca e no Complexo Esportivo, por exemplo, assim os alunos da EAD podem conhecer a estrutura da Instituição”, afirma.

Os coordenadores do polo Univates de Arroio do Meio, Sandro Nunes e Carla Schroeder, sempre incentivam os estudantes a participarem dos seminários e de outras atividades realizadas pela Univates. De acordo com eles, é importante o contato com os alunos e professores de outros polos e com seus tutores, com os quais muitas vezes só há o contato de forma virtual, além de participar e discutir de forma presencial assuntos relacionados à área. “É uma forma de vivenciar esse mundo que é a Univates”, finalizam.

A partir dos relatos dos acadêmicos, a coordenadora do polo de Guaporé, Jocelaine Serro Polita, percebe o vínculo com professores, colegas e com a própria Univates decorrente dos seminários. “A Instituição tem experiência mais sólida com os cursos presenciais, que já são oferecidos há 50 anos. Assim, ela traz características desse ambiente para os seminários, que são significativos para os estudantes da educação a distância. Tanto que eles sempre participam dos outros encontros presenciais”, finaliza.

Como funciona a educação a distância da Univates?

As aulas na EAD são divididas em módulos. Cada módulo tem duração de um trimestre. As atividades presenciais, que são os Seminários Integradores, ocorrem duas vezes durante cada módulo e são disponibilizadas aos acadêmicos das licenciaturas dos 17 polos da Univates.

Você sabia?

A Univates EAD conta com 16 cursos de ensino superior. Além do polo matriz em Lajeado, a Instituição está nas cidades de Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Encantado, Estrela, Garibaldi, Guaporé, Montenegro, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Triunfo, Venâncio Aires e Veranópolis.

Para se inscrever em um curso EAD, clique aqui. O candidato pode concorrer a uma vaga com a nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o histórico escolar de instituição de ensino superior, com a nota de processos seletivos anteriores da Univates ou agendar prova de seleção.

Mais informações sobre cursos e provas podem ser obtidas pelo 0800 7 07 08 09 ou pelo e-mail ead@univates.br.