Mais uma estudante conclui graduação pelo programa Ajudarinho

Postado as 18/03/2019 15:28:33

Por Isabel Pavan

Liniker Duarte

“Quero agradecer muito às pessoas que fazem este projeto dar certo. O Ajudarinho foi a ‘alavanca’ na minha vida”. Essas são as palavras de Betina Biasibetti, de 21 anos, que contou com o apoio do Ajudarinho para cursar sua graduação em Gestão de Recursos Humanos. O Ajudarinho é um programa institucional mantido pela comunidade acadêmica por meio de doações, o qual auxilia estudantes carentes a concluir a graduação. Prestes a ter o diploma em mãos, a aluna garante ser um sonho realizado, conquistado com muito esforço e dedicação.

Betina iniciou sua trajetória acadêmica em 2016, quando tentou uma vaga no Financiamento Estudantil (Fies), mas não foi selecionada. No segundo semestre a estudante já não sabia como faria para continuar cursando graduação. “A opção mais viável era estudar a distância, mas eu sempre quis presencial, tendo contato em sala de aula com colegas e professores. No dia em que recebi a ligação avisando que teria o apoio do Ajudarinho fiquei muito feliz”, afirma.

Divulgação

Hoje sou imensamente grata a essa oportunidade e, cada vez mais, vejo que basta a gente querer que as coisas dão certo. Agora já não vejo o próximo passo como impossível, mas sim como algo a ser batalhado.
Betina Biasibetti

O dia 16 de março de 2019 ficará marcado para sempre como uma data especial para Betina. Esse foi o dia de sua colação de grau, quando anos de dedicação e luta por um sonho foram oficialmente recompensados. “O sentimento hoje é de gratidão, pois o dia que parecia tão distante no início do curso finalmente chegou”, comemora a estudante.

Quer fazer a diferença na vida de alguém?

O programa Ajudarinho concede bolsas de estudo de até 80% de desconto no valor da mensalidade para alunos carentes da Univates. Funcionários, estagiários, diplomados e comunidade em geral podem ser doadores. As adesões podem ser realizadas neste link. As doações também são feitas por meio de eventos vinculados ao programa ou com valores pagos por empresas que realizam ações no campus da Universidade. Para cada público existe uma forma de adesão, sendo o valor de contribuição definido pelo doador.

Os alunos beneficiados participam de edital específico, que é divulgado neste link. Após inscrição, cada candidato passa por critérios de avaliação, como o índice de carência, para que a indicação seja justa, entre outros. Segundo a coordenadora do programa, Cristine Heineck, um novo edital deverá ser lançado ainda neste semestre para auxiliar mais uma pessoa em 2019B. “A Univates sabe a diferença que o estudo faz na vida das pessoas e as possibilidades que podem surgir a partir dessa oportunidade. O Ajudarinho estimula o espírito de solidariedade e de colaboração com o próximo. Essa preocupação com o outro é saudável e promove valores essenciais”, declara a coordenadora.

Cristine afirma que é gratificante toda vez que algum beneficiado pelo programa chega à sua formatura. “Um pequeno gesto pode se tornar algo significativo e fazer a diferença na vida de alguém. A frase que usamos no Ajudarinho é ‘Dando asas para alguém voar’, que simboliza a sensação de colaborar para a concretização de um sonho”, conclui.

Para conferir mais informações sobre o programa, acesse este site ou entre em contato pelo e-mail ajudarinho@univates.br.