Sajur presente na Caminhada das Mulheres

Postado as 20/03/2019 08:00:30

Por Redação

Divulgação

Na sexta-feira, dia 08, ocorreu a Caminhada para Mulheres em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que contou com a participação do Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) da Univates. No início da manhã e ao longo da caminhada, foram distribuídas as cartilhas do Sajur, as quais contêm informações sobre o horário de funcionamento, as atividades realizadas e quais os grupos ofertados.

De acordo com a coordenadora do Sajur, Alice Iorra Schmidt, a presença do Sajur Univates nesse evento foi de suma importância, tanto pela conexão com a rede de serviços de enfrentamento da violência contra a mulher de Lajeado quanto pela demonstração de valorização a todas as mulheres.

Essa foi uma das atividades promovidas pela Prefeitura Municipal de Lajeado em parceria com o Grupo Independente, que realizou a cobertura do evento por meio da unidade móvel com os comunicadores Aline Silva e Fabiano Conte. A atividade iniciou às 8h no largo da prefeitura e contou com a presença de representantes dos serviços da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), da Polícia Civil, da Casa de Passagem (ONG), de estudantes da Residência Multidisciplinar de Saúde da Família (Univates). Também participaram do evento a Liga de Combate ao Câncer de Lajeado, um grupo de alunos do projeto “Guardiões da Paz” da Sociedade Lajeadense de Atendimento a Criança e Adolescente (Slan), profissionais da atenção básica, entre outros.

Os serviços ofereceram testes rápidos, expuseram panfletos informativos sobre as atividades oferecidas por eles e placas reivindicando respeito à mulher, empoderamento feminino e igualdade de direitos entre homens e mulheres. Houve espaço de diálogo, confraternização e conhecimento das funcionárias pertencentes aos determinados serviços, assim como grupos de mulheres trabalhadoras do setor lojista, grupo de mães, coletoras de lixo.