Música e sentimentos compõem documentário de diplomado da Univates

Postado as 21/03/2019 09:11:52

Por Isabel Pavan

Jonas Siebeneichler

A paixão pelo cinema, o interesse pela música e a criatividade, juntos, resultaram em um documentário que mostra cada etapa da criação de uma música. Entre várias ideias na gaveta, o diplomado no curso Técnico em Comunicação Visual da Univates Jonas Siebeneichler, de 27 anos, escolheu uma para dar vida. O curta-metragem de 16 minutos “Música Livre” foi produzido pelo próprio diplomado e já foi selecionado para concorrer no festival de cinema CineSerra.

Jonas trabalha em uma produtora audiovisual, principalmente com vídeos publicitários e sociais, mas comenta que o cinema sempre o instigou mais. A ideia de produzir o documentário foi compartilhada com o proprietário da produtora, Lucas Brunetto, que disponibilizou recursos como câmeras, iluminação e um computador para o armazenamento e edição do filme. Foi aí que tudo começou a se concretizar.

Jonas Siebeneichler

O curta, segundo o diplomado, é sua primeira produção não amadora e, por isso, trata de um tema mais leve sobre o qual ele já tem certo conhecimento: a música. “Começamos o projeto com um pianista/tecladista, que criou uma melodia e a harmonia para a música. Gravamos o material e, em seguida, o passamos para outro músico, que criou as linhas de guitarra para a música. As gravações foram mixadas e passadas para o próximo artista criar e gravar a sua parte. Fomos repetindo esse processo com todos os músicos: bateria, contrabaixo, violino, a criação da letra da música e a gravação dos vocais. Cada artista colocou o seu estilo, sentimento e suas influências na música, baseado no que havia sido criado anteriormente pelos outros músicos”, explica Jonas.

Ao todo nove músicos do Vale do Taquari participaram do filme: Vicente Breyer, Guilherme Gregory, Luis Henrique Teixeira, Thiago Domingues, Alessandro Cenci, Niola Petter, Cristine Vasconcellos, Douglas Corbellini e Alan Teles. Sobre a produção do documentário, Jonas explica que foram vários meses de envolvimento com o projeto. A primeira gravação ocorreu em maio de 2018 e a última, em fevereiro de 2019.

Jonas Siebeneichler

Cada músico tem o seu processo de criação e seu tempo para chegar a um resultado satisfatório
Jonas Siebeneichler

Durante todo o processo algumas dificuldades foram encontradas. Segundo o diplomado, como havia pouco recurso financeiro, ele teve de se adaptar a diversas áreas técnicas da produção, como roteiro, direção, fotografia, montagem, edição de áudio e mixagem. O fato é que o esforço foi recompensado ao ser selecionado no primeiro festival de cinema em que inscreveu o documentário. “O CineSerra é um importante festival de cinema nos âmbitos estadual e nacional. Fiquei muito feliz com a seleção oficial. É a comprovação de que fizemos um bom trabalho e estamos no caminho certo”, comemora. Jonas comenta que a expectativa agora é a seleção em outros festivais, com o objetivo de mostrar um pouco da cultura local para o maior número de pessoas possível.

Confira o Teaser

Nada é totalmente novo, toda criação parte de algo que já existe, do trabalho daqueles que vieram antes e que será matéria-prima para os que virão.

Um documentário sobre o processo de criação musical, sobre inspiração e a reflexão sobre o que é uma música boa.

Aproveite e se inscreva nos cursos técnicos da Univates

Você gostaria de ter seu próprio documentário assim como Jonas? Os cursos técnicos da Universidade do Vale do Taquari - Univates já recebem inscrições para o segundo semestre de 2019 no campus de Lajeado. São 21 opções de cursos oferecidas pela Instituição. Acesse este link e faça sua inscrição.

Para ingressar em um técnico não é necessário ter concluído o Ensino Médio, com exceção do Técnico em Radiologia, que exige Ensino Médio completo e idade mínima de 18 anos. Além disso, não há processo seletivo via prova. Os técnicos podem ser cursados de forma concomitante com o Ensino Médio, mas para receber o diploma de técnico é necessário ter concluído o Ensino Médio.

Mais informações podem ser obtidas no Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5024 e 5025, ou pelo e-mail cep@univates.br.