Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Curso de Letras comemora 50 anos

Postado as 01/04/2019 09:46:41

Por Laís Pontin Matos

Bruna Laís Alves

O Curso de Letras da Universidade do Vale do Taquari - Univates, o melhor do Brasil, completa 50 anos de existência em 2019. Objetivando celebrar a trajetória de atividades, o Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), em parceria com a coordenação da graduação, promove um jantar comemorativo voltado para estudantes, professores, diplomados, ex-professores e demais pessoas que estão ou estiveram ligadas ao Curso. O evento fechado para convidados ocorre na noite de 12 de abril, das 20h às 2h, nas imediações do hall da Biblioteca.

Kári Lúcia Forneck é vice-diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e professora do curso de Letras da Univates cujas habilitações abrangem dois idiomas: português e inglês. Ela conta que, mesmo com o passar do tempo, a graduação seguiu mantendo padrões de tradição e qualidade. “Sempre estamos acompanhando novas tendências metodológicas para o ensino e a aprendizagem de línguas e literatura”. Forneck explica que o nascimento do curso, em 10 de março de 1969, ocorreu face preferências e preocupações da comunidade regional, que ansiava pela qualificação de profissionais da área da educação. “A graduação foi implantada como extensão da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Na época era importante facilitar a locomoção dos professores que já estavam atuando. Assim ninguém precisaria buscar a titulação desejada em instituições mais distantes”.

Tiago Silva

 

Kári demonstra satisfação ao falar dos resultados que o curso vem obtendo no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). “São momentos que nos marcam e que nos enchem de orgulho”. O índice de empregabilidade para estudantes da Univates também é expressivo, segundo Forneck. “Cerca de 90% de nossos alunos já atuam na área”. Tanto as boas avaliações no Enade quanto o alto índice de empregabilidade são reflexos dos esforços que a comunidade acadêmica (professores, graduandos, egressos e equipe diretiva institucional) emprega para tornar o currículo do curso eficiente.

Estamos atentos às mudanças. Frequentemente são feitas atualizações e reformulações de acordo com manifestações de alunos e ex-alunos. Seguimos, também, orientações de documentos oficiais como o Plano Nacional de Educação (PNE) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Ensino Fundamental e Ensino Médio
Kári Lúcia Forneck

Graduanda e egressa do curso falam sobre suas trajetórias acadêmicas e profissionais

 

Pelo curso de Letras da Univates passam, ou já passaram, estudantes que compartilham preferências em comum. Entre elas destacam-se a paixão por dividir conhecimento, o desejo de provocar transformações na sociedade e, obviamente, o encantamento pelas histórias (fictícias ou não) que preenchem páginas e mais páginas de livros.

Divulgação

A graduanda Marcela Fischer afirma que decidiu ingressar no curso justamente porque sempre sentiu necessidade de disseminar aprendizados. “Gosto muito de compartilhar conhecimentos, experiências e aprender na troca com os outros. Por esses motivos, escolhi ser professora”. Ela destaca que a graduação da Univates oferece inúmeras oportunidades aos alunos e que os estudantes podem vivenciar e praticar situações antes de entrarem no mercado de trabalho.

Marcela, que tem formatura prevista para o segundo semestre de 2019, conta que já participou de algumas iniciativas viabilizadas pelo curso.

“Estagiei em quatro escolas, ministrei oficinas intituladas “Surviving in Portuguese” para intercambistas chineses e canadenses, atuei no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).” Atualmente a estudante está realizando intercâmbio acadêmico na Concordia University of Edmonton, no Canadá. Nesta instituição, Fischer desenvolve seu estágio interdisciplinar, no qual interliga língua portuguesa e aspectos da cultura gaúcha.

A estudante não poupa elogios para descrever o curso de Letras da Univates. “Ao meu ver, a graduação está muito bem elaborada e desenvolve futuros docentes com competência e entusiasmo. Nossos professores são maravilhosos, têm vasto conhecimento e, sempre que necessário, nos oferecem suporte”. Fischer ressalta que o mercado de trabalho procura por profissionais qualificados, motivados e que queiram deixar marcas positivas nos cenários educacionais.

Divulgação

Em 1997 a então caloura Patrícia Fernanda Schneider Krahn começou a cursar o primeiro semestre de graduação. Ela conta que o gosto pela leitura a motivou a prestar vestibular para a área de Letras. Durante a faculdade, a estudante estagiou em duas escolas da região do Vale do Taquari. “Inicialmente fiz estágio no Colégio Irmã Branca, em Lajeado, onde trabalhei com alunos do ensino fundamental. Depois desenvolvi atividades, muitas delas ligadas ao período do Romantismo, com o pessoal do ensino médio da escola Ana Néri, em Marques de Souza. Ambas as oportunidades foram muito proveitosas.”

Ainda como aluna do curso, Patrícia participou do projeto Universidade Solidária na Bahia. Tanto os estágios como a experiência em áreas do sertão brasileiro deixaram a estudante motivada. “Contamos histórias, realizamos dinâmicas com a comunidade local, conhecemos sua cultura e dificuldades. Foi algo realmente enriquecedor”. Depois da formatura, ocorrida em 2002, a egressa dedicou-se a um mestrado e atualmente é professora da rede municipal de Marques de Souza. Ela destaca que a graduação lhe forneceu, principalmente, vasto embasamento teórico para exercer a profissão.

Krahn é apaixonada pelo ofício que escolheu. “Trata-se de uma área rica, com muitas oportunidades a conquistar. Pode servir à transformação da sociedade em que estamos inseridos”, finaliza.

Curso de Letras é opção no Vestibular Univates

O curso de Letras é uma das opções de curso oferecidas no Vestibular Univates. No total, são 36 cursos presenciais e 16 a distância disponibilizados pela Universidade.

É possível ingressar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso aos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas clicando aqui. Os que desejam realizar um curso a distância podem se inscrever neste link.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.