Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Museu de Ciências sediará exposição sobre ilustração científica de espécimes

Postado as 01/04/2019 11:20:16

Por Laís Pontin Matos

Aline Brentano

O Museu de Ciências da Univates sediará, a partir de 03 abril, a exposição “Ilustrando a Ciência: insetos”, que objetiva divulgar a ciência e a preservação da história da natureza. Na mostra, que segue até 27 de junho, poderão ser encontrados quadros com ilustrações científicas de espécimes que integram a coleção zoológica de artrópodes do Museu.

O minicurso Técnicas de Ilustração Científica acontece no dia da inauguração da mostra, das 13h às 17h, na sala 300 do Prédio 08. São oferecidas 15 vagas para o minicurso, que contempla estudantes do curso de Ciências Biológicas e demais interessados. Quem quiser participar deve desembolsar R$ 20,00 e realizar inscrição aqui.

De acordo com Aline Brentano, bióloga e funcionária do Museu, tanto a exposição quanto o minicurso surgem para desmistificar a ideia de que as ilustrações científicas configuram-se apenas como meras gravuras esboçadas à mão livre.

No minicurso oferecido, por exemplo, serão abordadas algumas técnicas basais de produção de desenhos, entre elas: a constituição de hachuras e texturas, a sobreposição de objetos nas imagens, as teorias de cores, luz e sombra. O conhecimento taxonômico e morfológico, alicerçado em bases científicas, também é necessário para o aprimoramento dos trabalhos
Aline Brentano

 

Alunos do 3º ao 9º ano do ensino fundamental podem participar gratuitamente da oficina Insetos em Traços, que está vinculada à exposição. A atividade, cujo objetivo é a exploração das características dos insetos por meio de desenhos e pinturas, ocorre de 10 de abril a 26 de junho, nos turnos da manhã e da tarde. Visitas e oficinas devem ser agendadas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505, ou pelo e-mail mcn@univates.br.