Museu de Ciências sediará exposição sobre ilustração científica de espécimes

Postado as 01/04/2019 11:20:16

Por Laís Pontin Matos

Aline Brentano

O Museu de Ciências da Univates sediará, a partir de 03 abril, a exposição “Ilustrando a Ciência: insetos”, que objetiva divulgar a ciência e a preservação da história da natureza. Na mostra, que segue até 27 de junho, poderão ser encontrados quadros com ilustrações científicas de espécimes que integram a coleção zoológica de artrópodes do Museu.

O minicurso Técnicas de Ilustração Científica acontece no dia da inauguração da mostra, das 13h às 17h, na sala 300 do Prédio 08. São oferecidas 15 vagas para o minicurso, que contempla estudantes do curso de Ciências Biológicas e demais interessados. Quem quiser participar deve desembolsar R$ 20,00 e realizar inscrição aqui.

De acordo com Aline Brentano, bióloga e funcionária do Museu, tanto a exposição quanto o minicurso surgem para desmistificar a ideia de que as ilustrações científicas configuram-se apenas como meras gravuras esboçadas à mão livre.

No minicurso oferecido, por exemplo, serão abordadas algumas técnicas basais de produção de desenhos, entre elas: a constituição de hachuras e texturas, a sobreposição de objetos nas imagens, as teorias de cores, luz e sombra. O conhecimento taxonômico e morfológico, alicerçado em bases científicas, também é necessário para o aprimoramento dos trabalhos
Aline Brentano

Alunos do 3º ao 9º ano do ensino fundamental podem participar gratuitamente da oficina Insetos em Traços, que está vinculada à exposição. A atividade, cujo objetivo é a exploração das características dos insetos por meio de desenhos e pinturas, ocorre de 10 de abril a 26 de junho, nos turnos da manhã e da tarde. Visitas e oficinas devem ser agendadas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505, ou pelo e-mail mcn@univates.br.