Diplomado do PPGEnsino da Univates ganha prêmio na área da educação

Postado as 01/04/2019 15:59:00

Por Isabel Pavan

Divulgação

“No trabalho com as crianças comecei a perceber a potencialidade das perguntas que elas faziam e imaginei algumas possibilidades para elas movimentarem o currículo escolar”. Esse foi o fenômeno que o professor da rede municipal de ensino de Lajeado e de Arroio do Meio Mateus Lorenzon observou em seus alunos. A partir desse assunto o diplomado do curso de Pedagogia e do PPGEnsino da Univates desenvolveu um projeto que, posteriormente, iria concorrer e ganhar o prêmio do programa PENSE.

O projeto de Mateus, “Tornando possível o desenvolvimento da alfabetização científica no ambiente escolar”, analisou de que modo o envolvimento em uma proposta de ensino por investigação fomentava o desenvolvimento da alfabetização científica em crianças do 3º ano do Ensino Fundamental. “Comecei a pensar em uma proposta de trabalho que nomeei em minha dissertação como Espiral Investigativa. Nela as crianças elaboravam perguntas, formulavam hipóteses, construíam argumentos por meio da busca de informação e atividades experimentais e, por fim, comunicavam os seus resultados”, relata.

Durante o desenvolvimento do projeto, Mateus estava realizando sua dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates, o que o auxiliou com algumas ideias levadas à sala de aula. Durante o ano letivo de 2017 o diplomado aplicou essa proposta e documentou as aulas. “Os resultados pedagógicos que obtive me fizeram perceber que essa proposta de trabalho era potencialmente significativa e criava, no espaço de aula, um ambiente propício ao desenvolvimento da curiosidade das crianças. No ano passado e neste ano procurei, em vários aspectos, aprimorar essa proposta”, ressalta.

O Mestrado em Ensino, segundo Lorenzon, foi um momento-chave para sua formação como professor, pois pôde refletir criticamente sobre as propostas de ensino que desenvolvia na escola. Orientado pela professora Jacqueline Silva da Silva, Mateus desenvolveu sua dissertação. O diplomado pondera ainda sobre a importância de continuar os estudos.

Divulgação

Nesse período eu pude conciliar os estudos teóricos com a minha experiência profissional em sala de aula. Aprendi a ‘ver’ e refletir com minha prática, podendo perceber a potencialidade de escutar as crianças e de contemplar seus porquês no currículo escolar
Mateus Lorenzon

Divulgação

Sobre a premiação recebida no programa PENSE, Mateus explica que é o reconhecimento do trabalho de toda uma comunidade educativa. “Para desenvolver o projeto e realizar uma proposta de investigação, foi necessário o envolvimento da direção da escola, das famílias das crianças, de funcionários da instituição de ensino e também de pessoas que voluntariamente se dispuseram a ajudar”, comenta. O mestre ainda garante que o prêmio não deve ser considerado como um ponto de chegada, mas como uma grande conquista e um estímulo para continuar sua pesquisa. Como parte da premiação, Mateus realizará intercâmbio para o Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal, e espera que essa seja uma oportunidade para aprimorar sua experiência profissional.

Mais informações sobre o PPGEnsino podem ser obtidas pelo e-mail ppgensino@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7058.