Estudantes da Univates mostram a beleza e a diversidade dos fungos da região por meio de fotos

Postado as 04/04/2019 09:00:55

Por Isabel Pavan

Monique Bruxel

Divulgação

A vontade de expandir os conhecimentos adquiridos durante as aulas levou estudantes do curso de Ciências Biológicas da Univates a iniciarem um projeto nas redes sociais. O Instagram “Fungos do Vale do Taquari” (instagram.com/fungosdovaledotaquari/) é uma iniciativa dos graduandos Andréia Cristhine Brentano, Leo Jaime de Vargas e Régis de Azevedo Fedrizzi. Além deles, o perfil tem o apoio de diversas pessoas que enviam fotos para postar na página e auxiliam na identificação dos fungos.

Leo Jaime de Vargas

No Fungos do Vale do Taquari os estudantes publicam imagens de diversas espécies de fungos que eles mesmo captam ou são enviadas por outras pessoas. A combinação de diferentes formas e cores resultam em uma página interessante de ser acompanhada, inclusive pelo conhecimento evidenciado nas legendas de cada foto.

Com o perfil nós pretendemos divulgar a biodiversidade de fungos que temos aqui na região, bem como destacar a importância deles e os riscos que alguns podem oferecer, como nos casos em que causam danos para a saúde das pessoas
Andréia Cristhine Brentano

Régis de Azevedo Fedrizzi

O projeto é inspirado em duas páginas do Instagram, Bichos (instagram.com/bichosdovaledotaquari/) e Plantas do Vale do Taquari (instagram.com/plantasdovaledotaquari/). Esta segunda foi criada também por Régis e Andréia, que, após um tempo nesse espaço, perceberam a oportunidade de algo com enfoque nos fungos da região. Conforme Andréia, o projeto foi colocado em prática em março, mas as fotos já vêm sendo reunidas há mais tempo. “O nosso colega Leo, por exemplo, já tinha um grande acervo de fotos. Quando percebemos que já tínhamos informações suficientes, criamos o perfil”, explica.

A base do conhecimento sobre fungos foi construída no curso de Ciências Biológicas, no qual os estudantes desenvolveram atividades de identificação de diferentes espécies, porém a vontade de aprender mais sobre esse assunto foi maior para Andréia, Leo Jaime e Régis. “É através dessa página que expandimos esse conhecimento para fora da sala de aula, levando informações também para os seguidores”, conclui a estudante.