Jantar reúne diplomados, alunos e professores na comemoração dos 50 anos do curso de Letras

Postado as 15/04/2019 13:41:18

Por Nicole Morás

Vanessa Vilante

A noite da última sexta-feira, 12, foi de comemoração para diplomados, estudantes e docentes que passaram pelo curso de Letras da Universidade do Vale do Taquari nos últimos 50 anos, desde que iniciaram as atividades desta graduação, que foi a primeira ofertada pela Univates. Atualmente o curso é considerado o melhor do país na área de Letras. O evento foi realizado no Espaço Cultura e Eventos, localizado na Biblioteca.

Vanessa Vilante

Uma das participantes foi Vanda Bergmann (de preto), diplomada da primeira turma do curso de Letras e que lecionou por mais de 40 anos em escolas de Lajeado. “Quando foi oferecido o então chamado ginásio, hoje Ensino Médio, no turno da noite, senhores de idade voltaram a estudar. Eu tinha 20 anos e dava aula para pessoas com 90 anos”, lembra ela, que também lecionou em cursos de extensão da Univates durante um ano.

Quem também aproveitou a oportunidade para relembrar sua trajetória, iniciada em 1977, na Univates foi a professora aposentada Beatriz Chemin. “Eu me formei em Letras e logo no ano seguinte comecei a lecionar no curso de Letras. Também trabalhava em escolas e comecei a fazer o curso de Direito. Eu sou uma espécie de fundadora do curso de Direito da Univates, pois trabalhei na sua instalação e fiquei no curso por 18 anos. Saí da Univates no ano passado, com 36 anos de Univates, fora o período como aluna do curso de Letras. É um orgulho participar das atividades aqui”, disse ela, que continua a frequentar a Instituição.

Inscrições abertas

O curso de Letras, licenciatura, recebe inscrições no Vestibular. No total são 36 cursos presenciais e 16 EAD disponibilizados pela Universidade.

É possível ingressar com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso nos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas clicando aqui. Os que desejam realizar um curso EAD podem se inscrever neste link.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.