Cônsul-geral da Alemanha reforça a importância da conversação no aprendizado de idiomas

Postado as 15/04/2019 15:45:52

Por Nicole Morás

Divulgação

Na última sexta-feira, dia 12, a Universidade do Vale do Taquari - Univates recebeu a visita do cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, doutor Thomas Schmitt. Ele esteve na região para participar das atividades da Semana da Língua Alemã, celebrada em todo o Brasil entre os dias 5 e 14 de abril.

Divulgação

Na Univates, um dos cursos de educação continuada é o de Língua Alemã. Sob coordenação da professora de alemão Roseli Kussler, Schmitt participou, no início da noite de sexta-feira, de uma conversa com alunos do Univates Idiomas e comunidade interessada, no auditório do Prédio 9.

Em uma conversa descontraída, em alemão e raramente em português, o cônsul falou da importância de o Vale do Taquari e outras regiões do País preservarem seus dialetos. Referindo-se ao Vale, Schmitt ressaltou que quem fala, mesmo que não fluentemente, o dialeto Hunsrückisch não teria dificuldade de se comunicar na Alemanha. “Em questão de semanas a fala seria fluente”, observou.

O cônsul entende os desafios de preservar o dialeto por várias questões, principalmente por o Hunsrückisch não possuir registro escrito, ou seja, é passado de geração em geração de forma oral. Outro desafio é o fato de muitas palavras em alemão e português terem sido misturadas, criando o que popularmente se chama de “alemão salad”. “Mas o fato é que aqui ainda se preserva a identidade. Falar alemão e português desde o berço é uma identidade da região que não se pode perder”, afirmou. Ao abordar o aprendizado de idiomas, Schmitt foi enfático.

Independentemente do idioma que estiver aprendendo, não se pode ficar restrito a uma ou duas horas de curso. É preciso praticar, e nada melhor do que aprender o idioma conversando. Gramática é importante, mas é conversando que se aprimora o idioma
Thomas Schmitt, cônsul geral da Alemanha em Porto Alegre

Divulgação

O cônsul é fluente em sete idiomas – alemão, francês, inglês, croata, latim, espanhol e português –, os quais aprendeu praticando a conversação. “Primeiro, precisamos da conscientização sobre a nossa identidade. O segundo passo é a prática, a conversação. A partir disso, podemos tentar ir para um terceiro passo, que é o registro escrito dos nossos dialetos”, finalizou.

A Univates oferece cursos de idiomas que atendem às necessidades de estudantes, professores e profissionais que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos, qualificar seu currículo e crescer profissionalmente ou viajar e manter contato com diversas culturas. Os idiomas ofertados são: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Libras. Todos pertencem à modalidade de educação continuada e estão disponíveis para acadêmicos, diplomados e comunidade externa interessada.

Mais informações podem ser obtidas com o Univates Idiomas, na sala 110 do Prédio 1, pelo site https://www.univates.br/extensao/idiomas, pelo e-mail idiomas@univates.br ou, ainda, pelo telefone (51) 3714-7011.