Especializações na área de educação e humanidades são oferecidas na modalidade EAD na Univates

Postado as 17/04/2019 15:43:14

Por Leonardo Seibel

Com início previsto para o mês de maio, dois novos cursos de pós-graduação lato sensu na área de educação e humanidades estão com inscrições abertas: Aprendizagem Ativa e Docência na Educação Profissional.

Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos pela Universidade do Vale do Taquari - Univates têm o objetivo de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, tendo em vista o aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e o atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados, contribuindo para o desenvolvimento do País.

Os interessados podem se inscrever até o dia 1º de maio clicando aqui. A documentação necessária para inscrição é: uma cópia da carteira de identidade e do CPF e uma cópia autenticada do diploma de graduação.

Saiba mais sobre os cursos

Elise Bozzetto

O curso de Especialização em Aprendizagem Ativa traz valiosas contribuições teóricas e práticas para o ensino e a aprendizagem desenvolvidos por meio das metodologias ativas e a apropriação de práticas pedagógicas inovadoras, com o objetivo de buscar a participação ativa de todos os envolvidos, centrados na realidade em que estão inseridos.

São trabalhados, entre outros, conteúdos relacionados a metodologias ativas, tecnologias digitais, aprendizagem baseada em problemas e projetos, aprendizagem colaborativa e cooperativa, ensino híbrido e sala invertida, planejamento didático, gestão da sala de aula e avaliação da aprendizagem.

Já a Especialização em Docência na Educação Profissional oportuniza a docentes em exercício e a futuros docentes espaço de formação para atuação na educação profissional técnica. Tem como proposta melhor compreender os processos de ensino e as situações de aprendizagem, as especificidades do ensino profissionalizante e os papéis do professor e do estudante nesse contexto.

A especialização abre espaço para discussão, reflexão e desenvolvimento de postura crítica em relação às práticas pedagógicas aplicadas aos processos de ensino e de aprendizagem na educação profissional e no atendimento às novas configurações do mundo do trabalho, proporcionando formação docente para apropriação e desenvolvimento de pedagogias que atendam às suas características.

O coordenador de ambos os cursos, professor Edson Moacir Ahlert, destaca que as especializações são ofertadas na modalidade a distância, o que dá mais praticidade para os alunos estudarem, além da metodologia utilizada nas aulas. “Os cursos são 100% a distância e a metodologia adotada é focada na experiência e na prática, envolvendo análise e solução de problemas, estudos de caso, projetos, pesquisas e outras estratégias didáticas que integram teoria e prática. Como os cursos têm foco no contexto de trabalho, essas experiências têm o objetivo de recriar situações para que os participantes possam exercitar o conteúdo aprendido e aplicá-lo em seu local de trabalho”, explica.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Pós-Graduação, na sala 115 do Prédio 1 da Univates, pelo telefone (51) 3714-7037 ou pelo e-mail posgraduacao@univates.br.