Representantes da Concordia University of Edmonton visitam a Univates

Postado as 26/04/2019 11:12:49

Por Isabel Pavan

Na manhã da última quinta-feira, 25, dois representantes da Concordia University of Edmonton (CUE), do Canadá, visitaram a Universidade do Vale do Taquari - Univates. O presidente da instituição, doutor Tim Loreman, e a gerente do Centro de Inovação e Pesquisas Aplicadas, doutora Isha Katyal, foram recebidos pela Reitoria, pela equipe do Parque Científico e Tecnológico Univates (Tecnovates), por professores responsáveis por projetos de pesquisa e de extensão e pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Durante o dia os visitantes conheceram a estrutura da Univates e se reuniram com profissionais da Instituição para tratar de possibilidades nas áreas de pesquisa e extensão.

Marina Radavelli

O presidente da instituição canadense comentou que o foco das maiores universidades da cidade de Edmonton é realizar pesquisas puramente teóricas, mas o diferencial da CUE são as pesquisas aplicadas, com o objetivo de promover um ecossistema inovador e relações com o governo e a comunidade. Para trocar ideias sobre esse ramo, Loreman participou de momentos de conversa com os coordenadores dos projetos de pesquisa e de extensão da Univates.

Marina Radavelli

Ainda neste semestre, a CUE inaugura o Centre for Innovation and Applied Research (CIAR), por isso demonstrou interesse em visitar alguns parques tecnológicos em universidades parceiras do Rio Grande do Sul. Isha acompanhou a equipe coordenadora do Tecnovates e da Incubadora Tecnológica Univates (Inovates) para conhecer o modelo de trabalho do Parque e verificar possibilidades de cooperação entre o Tecnovates e o CIAR. “O que buscamos aqui é entender como o modelo de engajamento entre universidade, comunidade e indústria funciona, além de aprender sobre o processo de incubação e pré-incubação”, explicou a doutora.

Saiba mais sobre a relação entre a CUE e a Univates

A parceria entre as duas universidades teve início em 2012, mesmo ano em que Manfred Zeuch, agora pró-reitor para assuntos externos e relações internacionais da CUE, visitou a Univates. Desde então, 18 estudantes da Univates já realizaram intercâmbio na CUE e 12 estudantes da CUE visitaram a Univates para estudos de curta duração. O objetivo dos intercâmbios e visitas de representantes é fortalecer a cooperação entre as instituições.