Padrinho Internacional possibilita a troca cultural

Postado as 06/05/2019 08:26:35

Por Natália Bottoni

Divulgação

Um jogo de futsal combinado com um churrasco. Esse foi o momento mais legal até agora que o padrinho internacional da Univates Matheus Tiecher afirma ter passado com o seu afilhado Diego Díaz desde que o colombiano chegou ao Brasil. Nesse dia, eles compartilharam vivências de culturas diferentes, assim como fizeram outras vezes quando Matheus apresentou um pouco da cidade de Lajeado para Diego ou em momentos em que conversaram sobre política, história, esporte e música.

Matheus é estudante de Arquitetura e Urbanismo na Univates. Ele já fez intercâmbio pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Instituição, em 2017, para a Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, na Argentina. “Eu sei falar espanhol, mas dou prioridade para o Diego aprender o português. Quando surgem dúvidas, explico a diferença entre os dois idiomas e tento fazer a tradução”, explica.

Como padrinho, o aluno auxilia o intercambista em eventuais dúvidas, apresenta o Vale do Taquari e um pouco da cultura do País, história, culinária e turismo. “O projeto me ajuda a lidar com diferentes tipos de costumes, entender o espanhol de cada país da América do Sul, conhecer a história pessoal do intercambista e criar uma amizade. Além disso, faz com que eu entenda um pouco mais sobre o país de origem do meu afilhado. Para alguém que pretende se inscrever no programa, eu diria para receber a oportunidade de braços abertos”, finaliza.

Quer ser padrinho internacional?

Natália Bottoni

Nesta segunda-feira, dia 6, abriram as inscrições para o Padrinho Internacional. A iniciativa, promovida pela DRI, busca a interação entre a comunidade universitária e os alunos estrangeiros que realizam intercâmbio na Univates. De caráter voluntário, o projeto possibilita o enriquecimento cultural, a difusão da cultura brasileira e o aprimoramento de outras línguas, além da possível validação como atividade complementar. As inscrições para interessados em participar em 2019B podem ser feitas até 20 de maio, neste link.

Os interessados devem ter algum vínculo com a Univates (ser aluno, professor, funcionário, diplomado há no máximo três anos ou usuário do Univates & Você). No momento da escolha serão considerados aspectos como o domínio do idioma falado pelo intercambista, o curso do padrinho (se aplicável) e sua região de residência, preferencialmente nos Vales.

Natália Bottoni

Entre as atribuições do Padrinho Internacional estão: realizar contato prévio com o intercambista, participar dos encontros da DRI, integrar o estudante em atividades desenvolvidas pela Univates, auxiliar nas suas primeiras compras, orientá-lo sobre emissão e retirada de CPF, abertura de conta bancária e outros procedimentos legais e entregar um relatório à DRI ao final do programa. Os inscritos serão chamados para entrevista de seleção.

Os afilhados são alunos estrangeiros vindos da América Latina e da Europa, principalmente. Cada padrinho será responsável por um ou mais intercambistas, de acordo com a sua preferência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7019 ou pelo e-mail mobility@univates.br.

Confira o vídeo: