PPGAD recebe estudante maranhense em estágio

Postado as 06/05/2019 10:36:05

Por Laís Pontin Matos

Divulgação

No início do mês de abril, o estudante do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus Buriticupu, Francisco Maciel dos Santos, chegou à Univates para um período de estágio de trinta dias. Ele foi recepcionado pela equipe do Laboratório de Ecologia e Evolução, onde são realizadas as pesquisas coordenadas pelo professor Eduardo Périco no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD).

De acordo com Périco, a vinda do estudante à Univates é resultado da implantação de um grupo de pesquisa no IFMA realizada pelo doutor diplomado no PPGAD Reinaldo Cajaiba, que foi orientando do professor Périco.

Santos explica que sua “escolha pela universidade foi motivada, também, devido à vasta experiência dos pesquisadores no desenvolvimento de investigações sobre libélulas”. Atualmente o estudante é Bolsista de Iniciação Científica/CNPQ na instituição maranhense e concentra esforços acadêmicos em seu projeto de pesquisa intitulado “Comunidade de Libélulas (Insecta, Odonata) em lagoas naturais e artificiais no município de Buriticupu: relação entre o uso do solo e riqueza faunística”.

Divulgação

No Laboratório de Ecologia e Evolução, Santos desenvolveu atividades e treinamentos voltados ao seu campo de estudos. “Realizei, por exemplo, medições de larvas e exúvias de Odonata, coletas em wetland, triagem e classificação das amostras coletadas. Aprendi como classificar a Odonata utilizando chaves taxonômicas, tudo sob orientação e auxílio de professores e bolsistas aqui da Univates”, comenta.

Santos aprovou a experiência de estágio em uma universidade firmada na região Sul do Brasil. “O período que passei na Instituição foi de grande importância em minha formação pessoal e acadêmica, pois tive a oportunidade de conhecer melhor metodologias agregadoras para o projeto de pesquisa que realizo no Maranhão”, finaliza.

Regime intensivo

O PPGAD pode ser realizado no regime intensivo. Com essa modalidade, os acadêmicos podem frequentar disciplinas intensivas nos meses de janeiro e julho e realizar suas pesquisas na cidade de origem. As atividades do regime intensivo ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, nos meses de janeiro e julho. Saiba mais sobre o PPGAD em www.univates.br/ppgad, pelo e-mail ppgad@univates.br ou pelos telefones (51) 3714-7058 ou 3714-7000, ramal 5618.