Artigo de estudante de Engenharia Química da Univates é publicado em revista internacional

Postado as 10/05/2019 10:14:23

Por Laís Pontin Matos

O estudante de Engenharia Química da Universidade do Vale do Taquari - Univates Marcos Aurélio Dahlem Júnior teve um artigo científico de sua autoria publicado na revista internacional Carbohydrate Polymers no mês de abril de 2019. O estudo, intitulado “Evaluation of different methods for extraction of nanocellulose from yerba mate residues”, nasceu do trabalho de conclusão de curso do formando.

Conforme explica o Doutor André Luis Catto, professor do curso de Engenharia Química da Univates, o artigo desenvolvido por Dahlem teve como objetivo a obtenção de nanocelulose a partir de um resíduo de fibra vegetal proveniente da região do Vale do Taquari, avaliando diferentes métodos de extração e visando a futuras aplicações na área de nanotecnologia. “Oriento o Marcos em seu trabalho de conclusão desde o último semestre de 2018 e, neste estudo, pesquisamos  diferentes formas de tratamento para obtenção de nanocelulose a partir de resíduos de erva-mate”, destaca. Catto e outras duas docentes da Univates, as professoras Cleide Borsoi e Betina Hansen, desenvolvem estudos e trabalham em um projeto de pesquisa sobre compósitos poliméricos com fibras vegetais, do qual Dahlem também faz parte.

Catto explica que o projeto trabalha com reaproveitamento de fibras vegetais da região do Vale do Taquari, como de erva-mate, engaço de uva e bagaço de malte, a partir dos quais são produzidos materiais compósitos com matriz polimérica. “Objetiva-se, sobretudo, a criação de novos materiais unindo diferentes resíduos pós-consumo e agroindustriais para aplicações mais nobres. Dessa forma, conseguimos reduzir a geração de resíduos e o impacto ambiental”, complementa o professor. A pesquisa desenvolvida por Dahlem em seu trabalho de conclusão teve um enfoque diferenciado. Priorizou o reaproveitamento de fibras vegetais de erva-mate na busca de nanocelulose, que são partículas de celulose em dimensões nanométricas que vêm ganhando destaque em diversas aplicações, devido às suas excelentes propriedades mecânicas, químicas e ópticas.

A publicação do artigo científico de Dahlem representa, para o curso de Engenharia Química, um grande feito. De acordo com Catto, “a conquista do Marcos pode incentivar outros estudantes, estimulando a produção de pesquisas e o reconhecimento acadêmico”. Ainda, segundo o docente, a infraestrutura que a Univates oferece contribui para o desenvolvimento de atividades práticas e para a troca de experiências entre alunos e professores da graduação.

E-mail de aceite surpreendeu o formando

Dahlem ficou surpreso ao receber o e-mail confirmando a publicação de seu artigo tão rapidamente. “Ainda não consigo acreditar. Este é o primeiro trabalho que submeto e, justamente por isso, tinha pouca noção acerca do processo de aceite. A revista foi rápida em responder, tendo todo o processo, desde a submissão até o aceite, levado em torno de 45 dias”, comenta.

O artigo do graduando foi publicado em uma revista muito conceituada do ramo de materiais poliméricos. A publicação tem pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o conceito Qualis A1, além de alto fator de impacto na área. Dahlem menciona que a sensação de ter seu trabalho aceito em uma produção tão importante para a academia é indescritível.

O estudante ressalta que sua conquista só foi possível graças ao apoio de várias pessoas que o motivaram durante todo o desenvolvimento do trabalho, além da estrutura disponibilizada pelo curso de Engenharia Química e pela Univates.

Durante a graduação tive muitas oportunidades. Meus professores têm vasto conhecimento e sempre fizeram questão de compartilhá-lo. Os equipamentos utilizados nos laboratórios, as diferentes disciplinas do currículo, todos esses fatores influenciaram para que eu começasse a pensar ‘fora da caixa’ e, assim, pudesse resolver os problemas que iam surgindo ao longo da pesquisa.
Marcos Aurélio Dahlem Júnior

O trabalho de Dahlem, que já está disponível para visualização no site de buscas de artigos científicos Science Direct, pode ser conferido no site https://bit.ly/2vRLcKk .

A temática está relacionada com o nono objetivo de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), trabalhado pela Rede ODS Brasil, à qual a Univates é afiliada.

Vestibular

O curso de Engenharia Química recebe inscrições no Vestibular. No total são 36 cursos presenciais e 17 a distância (EAD) oferecidos pela Universidade.

É possível ingressar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso nos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas em univates.br/vestibular/inscricao. Os que desejam realizar um curso EAD podem se inscrever pelo link univates.br/ead/inscricao.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.