Estudante da Univates realiza projeto de sinalização para deficientes visuais em ambientes escolares

Postado as 14/05/2019 08:41:50

Por Natália Bottoni

Divulgação

Com o objetivo de auxiliar deficientes visuais no deslocamento em ambientes escolares, o diplomado em Design pela Univates Josué Pereira Dias, de Venâncio Aires, realizou um projeto de sinalética para esse público. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Projeto de sinalética para deficientes visuais focado em escolas de Ensino Fundamental e Médio” apresenta um tema com um viés social para trabalhar com a sinalização de ambientes, uma maneira mais simples de entender o termo sinalética. O estudo teve a orientação do professor Bruno da Silva Teixeira.

A diferença entre a sinalização urbana e a sinalética é que a primeira é voltada para a comunicação viária e do trânsito, baseada em acordos internacionais de países, a fim de organizar, controlar e torná-lo seguro. Já a sinalética é a comunicação ambiental específica, diferente em cada caso e que desempenha a função de tornar o espaço entendível principalmente onde se presta algum tipo de serviço.

O projeto traz uma sinalética que permite uma associação rápida e intuitiva para o usuário, sem que ele dependa de uma segunda pessoa para auxiliá-lo a realizar determinada atividade. Foi usada uma linguagem simples e de acordo com a realidade desses indivíduos, e não há a necessidade de um estudo prévio para entender a sinalética desenvolvida.

A pesquisa

Dados de 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que  6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência - resultado revelado por meio da Pesquisa Nacional da Saúde (PNS, 2013) em parceria com o Ministério da Saúde. Foram levadas em consideração quatro tipos de deficiências: auditiva, visual, física e intelectual. A que inclui um número mais significativo de brasileiros é a visual, chegando a 3,6% da população. A pesquisa revela ainda que a maioria das pessoas que têm deficiência visual estão na região Sul do Brasil (5,4%).

“Apesar de saber que as pessoas que têm alguma deficiência dispõem de direitos como qualquer outro cidadão, percebe-se que essa parcela da população segue desamparada em muitos aspectos. Um deles em específico diz respeito à acessibilidade”, explica Dias. Segundo ele, o designer pode ser visto como um resolvedor de problemas, sendo capaz de desenvolver uma solução que possa melhorar a relação humano-ambiente.

Saídas de campo

Dias realizou saídas de campo no ano de 2017. Na primeira, foi para a escola estadual de ensino médio da região com a finalidade de acompanhar a rotina e o deslocamento de uma estudante de oito anos com deficiência visual. Na época, a escola contava com mais quatro alunos com essa deficiência, mas praticamente não havia investido em acessibilidade, com exceção das rampas de acesso em pontos específicos.

A segunda etapa da vivência ocorreu na Univates, que apresenta um padrão de acessibilidade considerado adequado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), já que tem piso tátil, rampa de acessibilidade, placas com inscrição em braile, escada projetada com rampa, entre outras adaptações. Dias acompanhou o deslocamento de três voluntárias com deficiência visual pela Instituição.

Divulgação

Falar com diferentes pessoas, com idades distintas, níveis da deficiência e graus de instrução variados foi importante para perceber que cada uma é única e entende de diferentes formas a informação. Compreender que dentro da deficiência existem ainda mais diferenças e perceber que a funcionalidade de algo para uma pessoa não necessariamente funcionará da mesma forma para outra é uma análise importante a ser considerada no momento de projetar
Diplomado em Design da Univates, Josué Pereira Dias

“Seria ótimo ver o projeto ‘ganhar forma’ em alguma escola”

“Entre tantos aprendizados construídos durante a pesquisa, o contato humano com o público-alvo foi o grande diferencial para o desenvolvimento do projeto”, admite Dias. Segundo ele, foi enriquecedor e emocionante ouvir e entender as dificuldades de cada um que participou. A partir disso, ele compreendeu que definir a deficiência visual como um empecilho é reduzir a complexidade humana e subestimar a potencialidade do ser. “Mesmo com dificuldades, todos são capazes de realizar e de ser o que quiserem”, conclui.

O designer observa que a escola é o segundo lar. É nela que o ser humano aprende os princípios da vida em sociedade e se desenvolve enquanto cidadão. “Este ambiente deve ser acolhedor, seguro, amigável e estimulante, para que o aluno possa desenvolver suas habilidades e aperfeiçoá-las. Porém a falta de acessibilidade desses locais interfere nos processos de inclusão e socialização dos estudantes. Seria ótimo ver o projeto ‘ganhar forma’ em alguma escola da região”, reconhece. O material pode ser conferido na Biblioteca Digital da Univates, na área de Design.

Tuane Eggers

O curso de Design está recebendo inscrições no Vestibular. No total, são 36 cursos presenciais e 17 a distância (EAD) disponibilizados pela Universidade.

É possível ingressar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso nos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas aqui. Os que desejam realizar um curso EAD podem se inscrever neste link

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.