Mais de 800 estudantes da Univates são voluntários em projetos de extensão

Postado as 17/05/2019 09:13:15

Por Natália Bottoni

Divulgação

“Participar de projetos de extensão me faz perceber que a Univates não é apenas um local para aprender o conteúdo das disciplinas, é também onde posso me tornar uma profissional com formação mais humanista”. A afirmação é da estudante de Engenharia Elétrica da Instituição Marcelli Schossler Flores. Ela é bolsista no projeto de extensão Vem pra Cá e voluntária no Marias: Corpo e Linguagem na Instituição Prisional, ambos do programa Arte, Estética e Linguagem da Univates.

Marcelli é uma dos mais de 800 estudantes da Univates que fazem voluntariado em algum projeto de extensão da Instituição - esse número é cerca de dez vezes maior em comparação à 2015. Participante do Vem pra Cá há quase dois anos e do Marias há um ano, a acadêmica vê a educação como uma oportunidade de transformação. “No Vem pra Cá ensinamos português aos imigrantes residentes em Lajeado, de modo que eles se sintam acolhidos por nós. É gratificante ver o resultado e a evolução deles durante o ano”, afirma.

Segundo Marcelli, com a participação na extensão ela aprendeu a olhar para as pessoas sem fazer julgamentos e a conviver com um público com o qual não estava acostumada até então. “Os projetos me fazem sair da zona de conforto. Eu me desafio mais a cada dia”, completa. Entre as vantagens de se envolver com a extensão, ela aponta que sua atuação pode refletir no mercado de trabalho posteriormente. “Nas aulas dos projetos trabalhamos todos juntos, debatemos assuntos e apresentamos diferentes pontos de vista. Essa interação ajuda na troca de ideias, essencial no mercado de trabalho”, justifica.

No Marias, a acadêmica trabalha com atividades no presídio feminino de Lajeado. “Elaboramos ações com o propósito de mostrar às mulheres que estão lá que, independentemente das dificuldades apresentadas, todas são capazes de realizar as atividades. Além disso, as ouvimos, pois a Univates atua no local há quase dois anos, então elas se sentem confortáveis em expressar seus sentimentos na maioria das vezes”, relata.

No Vem pra Cá, a bolsista lembra de um momento especial com os imigrantes que aconteceu em 2018. “Na aula, expliquei a eles sobre o feriado do dia 20 de setembro. Um aluno deu a ideia de nos reunirmos nesse dia e fazermos um churrasco. Chegou a data, tivemos uma aula sobre a cultura gaúcha e fizemos salsichão com pão, algo simples, mas que os marcou. Até hoje eles lembram desse momento”, conta. Para Marcelli, “fazer voluntariado é doar o nosso tempo e receber em troca experiências a partir de situações que talvez nunca iríamos enfrentar”.

Indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa

Nicole Morás

Para a coordenadora pedagógica da extensão acadêmica e professora de Arquitetura e Urbanismo da Univates, Merlin Janina Diemer, “os projetos de extensão fazem parte da essência das instituições de ensino superior comunitárias, como a Univates”. Atualmente, há 34 projetos na Instituição, organizados em 6 programas.

Um projeto de extensão ocorre quando existe uma ação direta com a comunidade externa à Universidade. “Hoje atuamos com grupos de terceira idade, indígenas, imigrantes, escolas, presídio, Estratégia Saúde da Família (ESF), entre outros. A Univates é uma instituição comunitária, portanto a extensão está em sua essência. Desde 2015 incentivamos o envolvimento do estudante nessas atividades, o que fez com que o número de alunos participantes aumentasse consideravelmente”, reconhece Merlin. Entre os objetivos da atividade extensionista estão o impacto do projeto e a transformação na comunidade. Por isso, as ações devem ser contínuas.

Nas ações dos projetos ocorre a indissociabilidade entre a extensão, o ensino e a pesquisa.

Natália Bottoni

A extensão é o princípio da relação com a comunidade, por meio da qual ocorre a interação dos saberes acadêmicos com os populares. O protagonismo do estudante é fundamental, pois ao atuar na comunidade realiza um processo investigativo e de levantamento para posterior intervenção. O resultado da experiência é a aprendizagem adquirida pelo acadêmico
Coordenadora pedagógica da extensão acadêmica, Merlin Janina Diemer

Nicole Morás

Nas ações sempre há um professor que acompanha e faz a mediação entre estudante e comunidade. Ainda de acordo com a professora, outra característica da extensão é a interdisciplinaridade, ou seja, a abrangência de várias áreas do conhecimento em cada projeto para o fortalecimento das ações na comunidade.

Quer ser voluntário em um projeto de extensão?

Nicole Morás

Os projetos de extensão da Univates estão inseridos nos programas Ambiente, Desenvolvimento e Memória Social; Arte, Estética e Linguagem; Ciências Exatas e Engenharias; Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade; Educação e Formação; e Saúde e Qualidade de Vida. A comunidade acadêmica interessada em realizar voluntariado ou que quiser mais informações deve entrar em contato pelo e-mail projetosextensao@univates.br.