9º Sisa debate qualidade de vida e longevidade

Postado as 17/05/2019 19:20:14

Por Nicole Morás

Com o tema Desafios da Longevidade, a Universidade do Vale do Taquari - Univates realiza o 9° Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente (SISA) entre os dias 20 e 24 de maio. O objetivo é debater a qualidade de vida e a longevidade da população idosa, que vem crescendo no Brasil nos últimos anos. De acordo com a pesquisa Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2012 e 2017, o aumento da população idosa foi de 18,8%.

Para abordar a temática serão realizadas oficinas, mesa-redonda e apresentação de trabalhos científicos e atividades culturais. Além disso, cinco palestras ganham destaque na programação. Na terça-feira, dia 21, a partir das 20h, no Teatro Univates, ocorrem as palestras “Envelhecimento populacional: O que deve mudar no ensino de futuros profissionais da saúde”, com o doutor Renato Mello, e “Longevidade ativa e bem sucedida”, com a doutora Carla Helena Augustin Schwanke.

Já na quarta-feira, dia 22, será dia da palestra “Longevidade e consumidor 60+: A tendência que virou mercado” com Martin Henkel, fundador da  SeniorLab Inteligência em Mercado 60+. E na quinta-feira acontecem as palestras “Treinamento físico no envelhecimento”, com o doutor Eduardo Lusa Cadore, e “Velhice e sexualidade em pauta”, com a doutora Helenice de Moura Scortegagna

O 9º Sisa também oportuniza a formação continuada de seus estudantes, diplomados e da comunidade externa, já que a temática é atual e relevante para as mais diversas profissões. O evento é uma realização do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS/Univates. A programação do 9º SISA ocorre concomitante ao 8° Seminário de Educação Permanente em Saúde e à 15ª Semana Interdisciplinar em Saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sisa@univates.br ou pelo telefone (51) 3714 7000, Ramal 5454.