Curso de História realiza viagem de estudos pelo Vale do Taquari

Postado as 20/05/2019 14:34:36

Por Da Redação

As turmas das disciplinas de História Regional, ministrada pela professora Silvana Rossetti Faleiro, e Patrimônio Histórico Cultural, ministrada pela professora Márcia Solange Volkmer, realizaram viagem de estudos pelo Vale do Taquari, iniciando as visitas em Santo Amaro, no Vale do Rio Pardo. Ao longo do percurso foram visitados diversos municípios, como General Câmara, Taquari, Bom Retiro do Sul, Encantado, Muçum, Coqueiro Baixo, Ilópolis e Arvorezinha. O objetivo central foi observar as narrativas sobre cada lugar, os aspectos históricos e a questão patrimonial. De acordo com Silvana, foi dada atenção especial para os processos de ocupação do Vale do Taquari, com ênfase na presença negra na região. A viagem ocorreu nos dias 4 e 5 de maio.

Divulgação

A primeira parada foi no distrito de Santo Amaro, localizado em General Câmara, que, às margens do rio Jacuí, configura um espaço de edifícios construídos pelos imigrantes açorianos.

Em 1998, a praça e mais 14 prédios foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por serem um dos mais significativos conjuntos urbanos de origem portuguesa no Rio Grande do Sul. Já em Taquari, em que a responsabilidade dos tombamentos ou acervos é do município, visitou-se a Igreja Matriz projetada pelo engenheiro brigadeiro José Custódio de Sá e Faria, edificada em 1768. O grupo conheceu também a oficina do jornal O Taquaryense, que foi fundado em 1887 por Albertino Saraiva, sendo o segundo jornal mais antigo do Estado e o único que se mantém em funcionamento até hoje. Silvana explica que se trata de um projeto familiar, mantido com perseverança ao longo de mais de um século, e que consegue manter a sua forma original de produção a partir de tipos móveis, o que confere ao ofício valor patrimonial, de valorização da memória da cidade e dos meios de comunicação. Ao final da visita em Taquari fez-se menção ao Museu Casa Costa e Silva, temporariamente fechado para reformas em sua estrutura.

Em Bom Retiro do Sul, a análise se deu a partir dos vestígios arqueológicos das fazendas dos séculos XVIII e XIX. As pesquisas realizadas pelos colegas do Laboratório de Arqueologia e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Univates evidenciam um período de produção agrícola e pecuária, com a intensa utilização de mão de obra dos negros escravizados. A presença dos africanos escravizados também foi evidenciada em Santo Amaro e em Taquari
Professora Silvana Faleiro

O pernoite ocorreu em Encantado, e pela manhã a turma dirigiu-se a Muçum, onde visitou a Casa de Cultura do município, que abriga um importante acervo de documentos e objetos. A cidade, a exemplo de outras, apresenta um intenso dinamismo econômico até meados do século XX em razão do trânsito de mercadorias pelo rio Taquari – que permitia a comunicação da região com Porto Alegre. Seguindo, o grupo conheceu o cemitério de uma comunidade no interior de Coqueiro Baixo, que ainda evidencia a distinção de cor e vinculação religiosa que caracteriza os municípios de Encantado, Muçum e Coqueiro Baixo. Em Nova Bréscia, o grupo conheceu a Igreja São João Batista, além de monumentos e memórias que vinculam a cidade à prática do churrasco.

Divulgação

Igreja de Santo Amaro, construída no Século XVII, que foi tombada pelo IPHAN.

Após o almoço na cidade de Ilópolis, ocorreu visita ao Museu do Pão e ao Moinho Colognese – que por meio do projeto Caminho dos Moinhos busca apresentar às pessoas da região o elo com seus antepassados italianos, além de manter viva, pelo restauro dos moinhos, a “convivência do passado com o presente”. A última atividade aconteceu no município de Arvorezinha, onde o grupo foi recebido pelos integrantes da associação que se propõe a valorizar a presença e a cultura negra na cidade. A proposta de evidenciar as narrativas orais dos moradores do bairro Nossa Senhora das Graças e o trabalho realizado com as crianças do local permitem uma redefinição dos espaços por eles ocupados, reafirmando a questão identitária do grupo.

Silvana avalia que, mais uma vez, o roteiro e a proposta da viagem pelo Vale foram extremamente pertinentes, não só constituindo uma ferramenta complementar do que é trabalhado em sala de aula, mas também reafirmando os aspectos culturais da região.

O Vale do Taquari foi ocupado por diferentes grupos, e culturalmente somos constituídos por essa diversidade, que precisa ser recuperada e valorizada. No campo patrimonial ainda predominam elementos da presença germânica e italiana, mas novas pesquisas já começam a evidenciar a importância de outros grupos sociais. Fica o desafio de se constituir uma política de preservação da memória e do patrimônio regional e propostas educativas que promovam práticas interculturais
Professora Silvana Faleiro

História é opção no Vestibular

O curso de História recebe inscrições no Vestibular. No total, a Univates oferece 36 cursos de graduação presenciais e 17 a distância (EAD). É possível ingressar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso nos cursos – presenciais ou a distância – é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates.

As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas aqui. Os que desejam realizar um curso EAD podem se inscrever neste link.