Palestra orienta profissionais da saúde sobre as responsabilidades no cuidado com pacientes

Postado as 20/05/2019 20:57:55

Por Isabel Pavan

Isabel Pavan

O palco do Teatro Univates recebeu a palestra “Segurança do Paciente x Responsabilidade do Profissional de Enfermagem”, na noite desta segunda-feira, 20, data em que também é comemorado o Dia Nacional do Técnico em Enfermagem. Promovido pelo curso Técnico em Enfermagem da Univates, com apoio do Sindicato dos Hospitais Filantrópicos do Vale do Taquari, o evento orientou profissionais da área sobre as responsabilidades no cuidado com pacientes. A palestra foi ministrada por Francisco Cruz Lima, engenheiro civil, e Sandra Giuliani Cruz Lima, tradutora.

Os ministrantes são pais de Júlia Lima, formada em Relações Públicas, atriz e bailarina, que morreu em decorrência de uma série de complicações médicas. Eles relataram a experiência ao lado de sua filha no hospital, as lições aprendidas com a análise do evento adverso grave ocorrido e o que esperam dos profissionais de saúde e instituições. Francisco e Sandra motivaram uma revisão do Programa de Segurança do Paciente, que passou a se chamar Programa Júlia Lima, no Hospital Albert Einstein. Com a adoção de novos protocolos de atendimento outros pacientes já foram salvos.

Conheça a história dos Lima

Cursos Técnicos recebem inscrições

Os Cursos Técnicos da Univates estão com inscrições abertas. Se você deseja habilitar-se para uma profissão rapidamente e, assim, agilizar sua entrada no mercado de trabalho, deve realizar inscrição on-line em univates.br/tecnicos. No momento da matrícula presencial, os estudantes precisam apresentar comprovante de matrícula do Ensino Médio (para alunos que ainda não concluíram o 3º ano) ou Histórico Original ou cópia autenticada em cartório (para egressos do Ensino Médio). Fotocópias da carteira de identidade, do CPF, da certidão de nascimento ou casamento também são requeridas. Menores de idade devem vir acompanhados de seu responsável. Mais informações pelo fone (51) 3714-7000, ramais 5024 e 5025, ou pelo e-mail cep@univates.br.