9º SISA tem programação voltada a debater os desafios da longevidade

Postado as 22/05/2019 21:39:33

Por Nicole Morás

Nicole Morás

Uma das principais atividades do 9° Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente (SISA), que iniciou na última segunda-feira, 20, foi a palestra “Longevidade e consumidor 60+: A tendência que virou mercado” com Martin Henkel, fundador da  SeniorLab Inteligência em Mercado 60+, realizada no Teatro Univates na noite desta quarta-feira, 22.

Nesta edição, o simpósio tem como tema “Desafios da Longevidade“ e objetiva debater a qualidade de vida e a longevidade da população idosa, que vem crescendo no Brasil nos últimos anos.

Henkel apresentou dados sobre estatística de vida no país, afirmando que em muitos lugares já é comum haver mais pessoas com mais de 60 anos do que crianças. ‘Em Estrela e em Lajeado, por exemplo, há mais pessoas na faixa etária a partir dos 60 anos do que de crianças de 0 a 9 anos”, afirmou ele, acrescentando que em função disso, o Dia dos Avós irá assumir uma posição cada vez mais importante para o comércio do que o Dia das Crianças.

O palestrante também apresentou dados de uma pesquisa realizada com pessoas com mais de 60 anos em que foram abordadas questões como a imagem que eles têm de si e como eles acreditam ser vistos pela sociedade, preferências e perfil de consumo. Segundo Henkel, pessoas com mais de 60 anos são consumidores mais racionais, que se questionam sobre o porquê do consumo e, por isso, tendem a agir menos por impulso.

Nicole Morás

Vinte e dois por cento dos lares têm pessoas com mais de 60 anos como a única pessoa com fonte de renda
Martin Henkel

O 9º SISA segue até a sexta-feira, dia 24, com oficinas, mesa-redonda e apresentação de trabalhos científicos, além de atividades culturais. Na quinta-feira, dia 23, acontecem as palestras “Treinamento físico no envelhecimento” com o doutor Eduardo Lusa Cadore, e “Velhice e sexualidade em pauta” com a doutora Helenice de Moura Scortegagna, no Teatro Univates. A programação completa pode ser conferida no site do evento em www.univates.br/evento/sisa, onde também é possível realizar inscrições. Para estudante da Univates o evento é gratuito e para ouvintes externos, o valor é de R$ 20,00

O evento também oportuniza a formação continuada de seus estudantes, diplomados e da comunidade externa, já que a temática é atual e relevante para as mais diversas profissões. O evento é uma realização do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS/Univates. A programação do 9º SISA ocorre concomitante ao 8° Seminário de Educação Permanente em Saúde e à 15ª Semana Interdisciplinar em Saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sisa@univates.br ou pelo telefone (51) 3714 7000, Ramal 5454.

Saiba mais

De acordo com a pesquisa Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2012 e 2017, o aumento da população idosa foi de 18,8%.