Cursos da Univates e Prefeitura de Lajeado promovem ações no Dia de Combate ao Câncer Bucal

Postado as 23/05/2019 16:12:11

Por Laís Pontin Matos

Tuane Eggers

A Universidade do Vale do Taquari - Univates promove, em parceria com a Secretaria de Saúde de Lajeado, ações no Dia de Combate ao Câncer Bucal, celebrado em 31 de maio. Estarão envolvidos nas atividades graduandos e professores de Odontologia e cirurgiões-dentistas da rede municipal. Todas as intervenções oferecidas à comunidade podem ser conferidas abaixo.

Em 31 de maio também comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco. As ações que serão realizadas pela Univates e pela Prefeitura de Lajeado objetivam, sobretudo, conscientizar a população sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de boca.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2018 surgiram aproximadamente 14,7 mil novos casos de câncer de boca no País. O professor do curso de Odontologia Alessandro Menna Alves ressalta que cerca de 50% dos portadores da doença vão a óbito em até 5 anos após receberem o diagnóstico.

O Rio Grande do Sul, no contexto nacional, é um dos estados com maior prevalência desse tipo de câncer, associado principalmente ao uso de tabaco. Além disso, é preocupante no Vale do Taquari a alta exposição à radiação solar e sua ligação com o câncer de lábio e de pele
Alessandro Menna Alves, professor do curso de Odontologia

No campus da Univates, no dia 29 de maio, a ação de prevenção será realizada pelos alunos do curso Técnico em Auxiliar de Saúde Bucal. A atividade ocorre entre os Prédios 3 e 7 no turno da noite. Segundo a coordenadora do curso técnico, Fabiana Sbaraini Freitag, o melhor remédio para evitar o surgimento do câncer de boca ainda é a prevenção. “Queremos que as pessoas compreendam os fatores de risco e o desenvolvimento da doença. Para isso, vamos explicar como fazer o autoexame da boca e recomendar, se necessário, visitas ao cirurgião-dentista ou ao médico”, comenta.

As atividades

O quê: Campanha de Prevenção do Câncer Bucal