Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Laboratório de Análises Clínicas Univates apoia transplante raro realizado no Hospital Bruno Born

Postado as 28/05/2019 08:52:51

Por Isabel Pavan

Isabel Pavan

 

Na tarde da última sexta-feira, dia 24, uma funcionária e residente do Hospital Bruno Born (HBB) e duas estudantes de Medicina da Univates realizaram o preparo de material utilizado em um transplante de microbiota fecal. Esta é a segunda vez que o hospital, em parceria com o Laboratório de Análises Clínicas (LAC) Univates, realiza o procedimento. O transplante é realizado com pouca frequência no Brasil e tem o objetivo de recolonizar a flora intestinal com bactérias que auxiliam na digestão, além de monitorar o desenvolvimento de microrganismos que causam doenças.

Artur Dullius

 

O primeiro transplante de microbiota fecal do Vale do Taquari foi realizado há aproximadamente meio ano e mostra resultados satisfatórios. Segundo o coordenador do LAC, Jairo Luís Hoerlle, esse tipo de transplante permite que o paciente restabeleça o equilíbrio de sua flora intestinal e melhore sua qualidade de vida. “Com essa parceria nós trouxemos algo que era inédito na região, mostrando como a Univates desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da saúde no Vale do Taquari”, ressalta.

As estudantes de Medicina da Univates Julia Rangel de Mello Affonso e Helena Oliveira Ederich participaram do preparo do material no laboratório. Esta é a primeira vez que Julia acompanha o processo e ela garante que é uma experiência importante “não apenas por ajudar alguém, mas também por poder participar e ver como funciona um procedimento que está começando a ser implantado na região”. Já Helena esteve presente também no ano passado. Ela comenta que para que o transplante pudesse ser realizado foi necessário muito estudo e dedicação dos profissionais da saúde. “A Univates nos deu a oportunidade de estarmos dentro do hospital, em contato com residentes e preceptores, que nos deram espaço para buscar soluções fora do senso comum”, revela Helena.

Isabel Pavan


Os conhecimentos adquiridos durante o curso, segundo Helena, foram importantes desde as pesquisas sobre o transplante até a preparação do material. “Foi por causa do UpToDate (uma ferramenta americana de pesquisa disponibilizada pela Univates) que identificamos que o transplante de microbiota fecal estava em alta, por isso pesquisamos e desenvolvemos formas de aplicar esse método”, explica. Também participaram de etapas do procedimento o preceptor da equipe, o médico Lucas Pereira Mallmann, doutorandos que realizam estágio obrigatório no HBB, além de toda a equipe do hospital.

Residente do HBB, Mônica Ribeiro de Campos explica que o transplante é realizado nos casos de colite pseudomembranosa, uma doença causada por bactérias no intestino. Após os dois procedimentos, Mônica tem a esperança de realizá-los com mais frequência, por ser um tratamento mais econômico que o convencional, com antibióticos, e ter efeitos colaterais mínimos. “Além dos casos dessa doença, profissionais estudam a possibilidade de utilizar o transplante de microbiota fecal também em outros casos, por exemplo em pacientes neurológicos, com deficiências ou diabetes”, conclui.