Humanidades frente à realidade contemporânea foi tema de aula aberta

Postado as 28/05/2019 16:57:37

Por Carla Bagnara

Alunos vinculados ao Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, e demais interessados, tiveram a oportunidade de participar, na noite desta segunda-feira, dia 27, no auditório do Prédio 7, da segunda Aula Aberta da área de humanidades. Com o tema “Humanidades frente à realidade contemporânea”, a palestra foi ministrada por Paulo César Nodari, doutor em filosofia e professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Carla Bagnara

A temática abordou questões como os desafios e as estratégias para uma educação humanística no mundo contemporâneo, tecnologias e seu impacto na formação profissional humanística e a formação humanista na área da saúde.

Para Nodari, muitos são os desafios na contemporaneidade, não somente na área da educação, mas em todas as áreas do saber. Porém, segundo ele, a educação enfrenta, neste momento, desafios maiores, em função do avanço tecnológico que provocou mudanças, consideradas, por ele, vitais, não apenas secundárias, na sociedade moderna.

Carla Bagnara

“Por isso, a humanidade precisa redescobrir-se enquanto tal. O que significa ser humano hoje? Eu acredito que um dos grandes desafios é fazer com que nós nos compreendamos como tal, mas também nos organizemos para viver juntos nesta casa comum, como chama o nosso Papa Francisco. Ou seja, como é que nós, como seres humanos, vamos aprender cada vez mais a conviver com os demais seres? Como ser autônomo sem ser individualista ou egoísta? Como ser autônomo e aprender a conviver com todos os seres vivos que estão neste planeta? O grande desafio é dar-se conta de que nós precisamos continuamente aprender”, enfatiza Nodari. Ainda para o doutor em Filosofia, a Universidade deve propor diálogos como este, pois é considerada o centro dos debates e das ideias.

Nós nunca estaremos prontos, somos pessoas abertas, inacabadas. Estamos continuamente aprendendo. Por isso a universidade tem como grande legado, não só a educação do ser humano como ser racional, mas ela também tem essa dimensão de ser a zelosa, a respeitadora e a pesquisadora da compreensão do ser humano. A Universidade é um ambiente em que nós precisamos conhecer e aprender a sermos de verdade seres humanos
Paulo César Nodari

Carla Bagnara

A noite também contou com a fala do coordenador do Curso de Odontologia da Univates, o professor Maurício Fernando Nunes Teixeira, que abordou o processo de implantação do curso de caráter humanista na Universidade, e da fala do professor da Univates Rogério José Schuck, que abordou o contexto da temática humanidades na contemporaneidade, problematizando o surgimento do preconceito existente entre humanidade e ciência.

Conheça mais

Paulo César Nodari tem graduação em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de Caxias do Sul, graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com período sanduíche na Universidade de Tübingen, Alemanha. Atualmente é professor no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Filosofia e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito na Universidade de Caxias do Sul.