Planetário Móvel da Univates é reconhecido com Selo de Qualidade de Conteúdo

Postado as 30/05/2019 14:30:05

Por Isabel Pavan

Tuane Eggers

Como resultado de divulgar conteúdos astronômicos de bom nível e valor científico, o Planetário Móvel da Univates foi reconhecido, ainda em 2018, com o Selo de Qualidade de Conteúdo da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Também desde o ano passado é afiliado institucional à Associação Brasileira de Planetários (ABP). O Planetário Móvel foi adquirido pela Univates em 2014, por meio de fomento externo aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na Chamada 46/2013, na categoria Mostras Científicas Itinerantes. Desde então já foram mais de 15 mil pessoas atendidas por ele na Universidade, em feiras, visitas, itinerâncias em escolas, além de outras atividades envolvendo a comunidade.

Andréia Spessatto De Maman é coordenadora do projeto de extensão Planetário Univates: divulgação científica e Astronomia ao alcance de todos, por meio do qual as oficinas são realizadas. Hoje, com o reconhecimento da SAB, segundo a professora, “podemos dizer que nossa Universidade é reconhecida como um polo regional para o ensino de Astronomia”. As atividades do projeto têm ainda um papel importante no desenvolvimento da função social e educativa das universidades, promovendo a indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa.

O Planetário Móvel da Univates pode ser considerado um espaço de educação não formal e privilegiado, pois complementa e enriquece conteúdos de Astronomia já desenvolvidos nas escolas.

Artur Dullius

“Temos diversas oficinas, além de um observatório no terraço do Prédio 12. As observações lá são realizadas com binóculos, lunetas e um telescópio, também adquirido em 2014”, destaca a coordenadora.

Todas essas atividades auxiliam os professores da região do Vale do Taquari. Alguns trazem os estudantes para introduzir a temática nas aulas, outros, para finalizar um projeto ou trabalho. Andréia conclui ainda que, “além disso, a Astronomia é um assunto sobre o qual as pessoas, de maneira geral, têm muita curiosidade”.

O que pode ser conferido no Planetário Móvel da Univates?

No planetário podem ser realizadas sessões de observação do céu, pois ele permite a projeção do céu noturno visto em diferentes latitudes, em qualquer época do ano e em perspectiva tridimensional. Também podem ser observadas as diferentes constelações visíveis em cada época do ano, que mudam em razão de a Terra ocupar diferentes posições orbitais ao longo de um ano. Geralmente as sessões são conduzidas por meio de um programa de áudio gravado, no qual é possível simular uma viagem espacial, passando pelos principais astros e planetas do Sistema Solar. Outro potencial de exploração é o conceito de constelação, trazendo aspectos culturais e históricos que permitem uma abordagem interdisciplinar dos temas trabalhados. Ao final das sessões é aberto um espaço de diálogo em que os visitantes podem expor suas dúvidas e conversar um pouco mais sobre Astronomia com os planetaristas.

Quem pode visitar o Planetário?

Divulgação

Qualquer pessoa é bem-vinda e não há limite de idade para utilizar o planetário. Toda a comunidade é atendida, mas a maior demanda parte de escolas da região. Além de aceitar visitas na Univates, por ser móvel o planetário pode ser levado até as escolas. Para visitar o Planetário Móvel da Univates, basta agendar com antecedência pelo e-mail exatas_extensao@univates.br ou planetario@univates.br. Os atendimentos são realizados todas as terças-feiras, nos períodos da manhã e da tarde.

Oficinas de formação para voluntários de extensão

O programa de extensão Ciências Exatas e Engenharias da Univates reúne sete projetos de extensão com ênfase na educação científica e tecnológica dos estudantes e atua na divulgação científica. A partir deste mês, o programa oferece oficinas diversas para quem deseja tornar-se voluntário de extensão e participar das atividades realizadas em escolas do Vale do Taquari.

Neste ano as oficinas relacionadas ao Planetário Móvel da Univates serão realizadas no dia 4 de junho, das 17h às 18h30min, e no dia 21 de agosto, das 14h às 16h, ambas na sala 304 do Prédio 8.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo e-mail exatas_extensao@univates.br.